Municípios que vão sediar encontros regionais do TCE de Olho no Futuro garantem apoio ao projeto

Tamanho da Fonte
Lançamento da iniciativa será em 17 de junho; eventos locais terão início em agosto
A trajetória do projeto TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância teve mais um capítulo na manhã desta quinta-feira, 22. Os representantes dos seis municípios polo que receberão a caravana do Tribunal de Contas do Tocantins a partir do mês de agosto, participaram de uma reunião realizada no gabinete da presidência. Na oportunidade, o presidente da Corte, Alberto Sevilha, e o coordenador do projeto, conselheiro Severiano Costandrade, apresentaram os detalhes da atividade que tem como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
Na abertura dos trabalhos, o presidente Sevilha relembrou o êxodo rural como causa das famílias viverem em situação de vulnerabilidade social e convocou a todos para mudar essa realidade por meio de tarefas públicas implementadas nos municípios.
O conselheiro Severiano Costandrade destacou a importância dos parceiros identificarem as necessidades da população e adotarem medidas práticas e efetivas nas ações em defesa da família. “Com esses seis encontros regionais nós vamos atingir os 139 municípios do Estado. Os que se destacarem nessas ações vão receber o selo “Amigo da Família”, porque quem cuida da primeira infância está cuidando também da família”, comentou.
As servidoras Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes que integram a comissão executiva da iniciativa explicaram com detalhes todas as fases programadas. Gemelli destacou que o papel do Tribunal de contas é também pedagógico e que é preciso desenvolver ações conjuntas visando os aumentos dos indicadores no âmbito municipal. Thalyta Fernandes detalhou o calendário, o planejamento e a execução das atividades e disse que vai precisar do engajamento e dedicação dos municípios em uma grande articulação com a comunidade.
Presente na reunião, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues elogiou a atitude do TCETO e se dispôs a dar apoio total às ações. “Toda estrutura será colocada à disposição do Tribunal de contas porque sabemos da importância de resgatarmos a infância e isso só depende de nós”, enfatizou.
Do mesmo modo, o Presidente da Câmara Municipal de Miracema, Assis Moura, informou que o Legislativo Municipal dará todo o suporte e está à disposição, já que a cidade será a primeira a receber os encontros regionais a partir de agosto (confira o cronograma abaixo).
Também participaram da reunião os representantes de Gurupi, Dianópolis, Guaraí e Araguatins.
Confira o cronograma dos encontros regionais:
Miracema – 09/08
Guaraí – 13/09
Dianópolis – 20/09
Gurupi – 27/09
Araguatins – 04/10
Araguaína – 18/10