Ministro do TCU fala para prefeitos durante curso no TCE
Tamanho da Fonte
Na manhã desta sexta-feira, 6, segundo e último dia do curso “Responsabilidade administrativa de gestores em conformidade com os entendimentos do TCU, STF e STJ”, foi a vez do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, palestrar para os prefeitos. Na sua apresentação, o ministro destacou: “o que percebemos no Brasil todo é um deficit de qualificação, de planejamento, o que leva a irregularidades e falhas”. Benjamim Zymler falou das falhas que levam ao superfaturamento de contas e acaba resultando na punição do gestor. “O meu objetivo é orientar, trazendo as jurisprudências para que o gestor possa fazer uma boa administração”, concluiu.
O presidente do TCE/TO, José Wagner Praxedes, também frisou a relevância da capacitação para diminuir os erros de gestão. “É um prazer receber os prefeitos. Vemos claramente a vontade dos gestores de aprender os ensinamentos do Tribunal, no sentido de cada dia se qualificar mais e diminuir a quantidade de erros e falhas nas prestações de contas”.
O prefeito de Colméia, Pedro Clésio Ribeiro, elogiou o evento: “Estamos aprendendo bastante. Todos os dias as leis mudam e precisamos estar nos orientando para fazer o melhor trabalho possível para a sociedade e para estar em dia com as leis”.
Durante o curso também foram reconhecidos os prefeitos mais participativos nas capacitações proporcionadas pelo TCE. A primeira a receber o prêmio foi a Prefeita de Lajeado, Márcia Carvalho. “Nós nunca somos suficientes para a administração pública, porque as coisas mudam e nós precisamos acompanhar as mudanças e o Tribunal tem dado condições aos gestores de ir ao encontro com aquilo que realmente faz o equilíbrio da administração”.
No decorrer da programação, serão anunciados os outros quatro prefeitos mais participativos em cursos de capacitação.