Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Marcos Modes toma posse como procurador-geral de Contas do MPCTO para o biênio 2026/2027

Marcos Modes toma posse como procurador-geral de Contas do MPCTO para o biênio 2026/2027

43 Visualizações
Publicado: 2 de janeiro de 2026 - Última Alteração: 2 de janeiro de 2026

Tamanho da Fonte

Ato, realizado no dia 1º de janeiro de 2026 no TCETO, marca início de mandato com compromisso por transparência e atuação estratégica

O procurador Marcos Antônio da Silva Modes tomou posse nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, no cargo de procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPCTO), para o biênio 2026/2027. O ato foi realizado na sala da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCETO), com a presença do presidente da Corte, conselheiro Alberto Sevilha, e de integrantes da instituição.

Modes foi escolhido para comandar o MPCTO após composição da lista tríplice, votada entre os procuradores do órgão em novembro de 2025 — quando ele, Zailon Miranda Labre Rodrigues e José Roberto Gomes Torres concorreram ao posto, sendo que Modes e Labre receberam três votos cada um. Com base nessa lista, o então governador em exercício, Laurez Moreira, optou pela nomeação de Modes.

Para o novo procurador-geral, assumir o cargo representa uma oportunidade de reforçar a atuação ministerial em prol da sociedade tocantinense. “Estou pronto para assumir essa missão. O MPCTO vai acompanhar de perto o planejamento da administração pública. Vamos contribuir da melhor maneira possível com o TCE no desenvolvimento do Estado e dos municípios, indo muito além das ações fiscalizadoras”, afirmou Modes.

Trajetória e perfil profissional

Advogado constitucionalista por formação, Marcos Antônio Modes tem longa trajetória no sistema de contas público. Ingressou no Tribunal de Contas como procurador por meio de concurso público em 1998, tomando posse em janeiro de 1999. Desde então, atuou em diferentes áreas jurídicas, como civil, criminal, previdenciária e trabalhista, além de prestar assessoria jurídica a diversos municípios, especialmente na região sudeste do Tocantins. É pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional e chegou ao Tocantins em 1989, no início da criação do Estado.