Jornal Nacional destaca parceria entre TCE/TO e IFTO na fiscalização de obras

Tamanho da Fonte
Trabalho envolve auditores de Controle Externo e alunos do curso de engenharia
A parceria entre o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na fiscalização de obras foi destaque na edição desta segunda-feira, 12, no Jornal Nacional, da Rede Globo/TV Anhanguera. A equipe de reportagem acompanhou uma visita técnica dos engenheiros da Corte e dos estudantes do curso de Engenharia, a construção de uma escola de ensino profissional avaliada em R$ 15 milhões.
O Acordo de Cooperação entre o TCE/TO e o IFTO tem gerado bons resultados, tanto para o controle externo com as precisões nos ensaios laboratoriais necessários nas fiscalizações, acompanhamento de obras rodoviárias e de pavimentação asfáltica nos municípios, como para os universitários do curso de engenharia do campus de Palmas.
O exemplo disso é o envolvimento dos alunos durante as etapas de fiscalização nas obras com a equipe da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG) e no laboratório como mostra a matéria publicada pelo Jornal Nacional.
“Essa parceria entre TCE e IFTO é muito importante não só para o Controle Externo que ganha na qualidade e agilidade dos trabalhos, mas é também uma oportunidade para os universitários aprenderem na prática técnicas na área de engenharia”, destacou o presidente da Corte, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho. Ele ainda parabenizou toda equipe da CAENG e do IFTO pela parceira e trabalho realizado.
Assista abaixo a matéria do Jornal Nacional.
Acordo de Cooperação
O acordo assinado entre o Tribunal e o Instituto em novembro de 2018 prevê a cooperação técnico-científica entre as instituições para uso dos equipamentos de laboratórios especializados em geotécnica, materiais e estruturas do IFTO – Campus Palmas, nos processos de fiscalização de obras públicas no Tocantins.
O objetivo do acordo é fortalecer e aparelhar o TCE/TO, no exercício da sua missão em auditorias de obras públicas, uma vez que se fazem necessárias comprovações técnicas baseadas em ensaios laboratoriais, o que garante mais confiabilidade, eficiência e segurança nos pontos auditados e indicados em relatório.