Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Institucional > Composição > Conselheira Doris de Miranda Coutinho

Conselheira Doris de Miranda Coutinho

A conselheira Doris de Miranda Coutinho é natural de Rio Negro, Paraná.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Concluiu os cursos de pós-graduação lato sensu em “Estudos de política e estratégia” e em “Gestão pública com ênfase em controle externo”, ambos pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Possui mestrado em “Prestação jurisdicional e direitos humanos”, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorado em “Desenvolvimento regional” pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Reside no Tocantins desde abril de 1989, data em que iniciou sua carreira jurídica junto ao Tribunal de Justiça do Estado. Em 12 de abril de 1999, tomou posse como procuradora de contas junto ao TCE/TO, cargo para o qual foi aprovada em concurso público e no qual permaneceu até ser empossada como conselheira, em 30 de dezembro de 2002.

Foi presidente da Corte no biênio 2007/2008, tornando-se a primeira mulher a ser membro deste Tribunal, bem como a presidi-lo. Em 2014, tornou-se corregedora. Em 2021 e 2022, assumiu a vice-presidência do TCE/TO, função que volta a exercer no biênio de 2025 e 2026.

É membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário – IBEDAFT. Foi membro do ICGFM (International Consortium on Governmental Financial Management, Washington/DC). Lecionou como professora convidada as disciplinas de “Teoria Geral do Estado” e “Hermenêutica Jurídica” na Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Tocantins nos anos de 2009 e 2010.

É autora dos livros “O ovo da serpente: as causas que levaram a corrupção a se alastrar pelo Brasil” e “Prestação de Contas de Governo”, ambos pela Editora Fórum, e “Finanças públicas: travessia entre o passado e o futuro”, pela editora Blucher. Possui diversos artigos científicos publicados em periódicos especializados e artigos de opinião em jornais e revistas de circulação nacional. É palestrante e pesquisadora das áreas de gestão pública, finanças públicas e direito administrativo e financeiro.