Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Inovações na área de tecnologia em pauta

Inovações na área de tecnologia em pauta

41 Visualizações
Publicado: 12 de abril de 2019 - Última Alteração: 12 de abril de 2019

Tamanho da Fonte

Durante reunião foi apresentado o andamento de novos projetos

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) está executando uma série de inovações em sistemas já existentes, além de criar novas ferramentas que facilitarão o acesso para os diversos públicos estratégicos, como os jurisdicionados e o próprio cidadão.

 

Na tarde desta sexta-feira, 12, o andamento dos trabalhos foi apresentado ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Severiano Costandrade. O diretor de informática, Francisco de Assis dos Santos Júnior e o coordenador de desenvolvimento, Fernando Zucuni, explicaram o que está sendo feito e em que fase cada projeto está.

 

As inovações estão inseridas no lema da gestão, que é pautada pela governança e tecnologia. Dentre as novidades, o desenvolvimento de um aplicativo de smartphone em que será possível receber citações, notificação push, acompanhar as notícias e até peticionar ao tribunal. A intenção é que ainda no primeiro semestre algumas funcionalidades do aplicativo já estejam implantadas.

 

Durante a reunião também foram abordadas outras propostas a exemplo do aprimoramento de ferramentas já disponíveis. É o caso do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (Sicap) módulo Licitações, Contratos e Obras (LCO). O objetivo é utilizar, inclusive, a inteligência artificial na verificação de supostas irregularidades. Os demais módulos do Sicap – contábil, atos de pessoal e análise conclusiva de controle interno – também deverão ser integrados.

 

Sistemas internos, como o de almoxarifado, também passarão por mudanças, assim como outros instrumentos, aqui incluídos o hot site com os resultados do IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

 

Hackathon
Quem trabalha com programação, design ou é profissional ligado ao desenvolvimento de software poderá participar, futuramente, de uma maratona de trabalho com a finalidade de criar soluções específicas para certos desafios e até mesmo produzir novas ferramentas. A hackathon ainda não tem uma data definida, mas a previsão é que essa grande competição na área de tecnologia aconteça ainda este ano.