Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Hospital Municipal de Araguatins passa por fiscalização surpresa da equipe do TCE de Olho

Hospital Municipal de Araguatins passa por fiscalização surpresa da equipe do TCE de Olho

19 Visualizações
Publicado: 28 de novembro de 2025 - Última Alteração: 28 de novembro de 2025

Tamanho da Fonte

Foram dois dias de atuação da equipe do TCE de Olho verificando in loco as condições da unidade hospitalar e os atendimentos

As salas e corredores estreitos dificultam a passagem dos pacientes e das equipes e quase não comportam a demanda de atendimentos no Hospital Municipal de Araguatins, Dr. Ostílio Antônio de Araújo, na região do Bico do Papagaio. Este foi o cenário encontrado pela equipe do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) durante uma fiscalização surpresa iniciada na tarde desta quarta-feira, 26. Os espaços reduzidos estavam tomados por pacientes que aguardavam atendimento, além dos 16 que estavam marcados para cirurgias eletivas.

A ação faz parte do projeto TCE de Olho, que busca averiguar in loco os serviços de saúde no Estado, observando cada detalhe: infraestrutura, documentações, atendimentos, equipamentos, insumos e tudo o que pode impactar diretamente a população. O objetivo vai além de fiscalizar; o projeto preza pela colaboração com a gestão para promover adequações e ações corretivas, assegurando uma saúde digna, de qualidade e transparente.

“Estamos em Araguatins realizando o sexto acompanhamento em hospitais municipais neste semestre. Aqui, avaliamos a farmácia, os equipamentos, ouvimos servidores e cidadãos, verificamos as cirurgias eletivas em andamento e acompanhamos a estrutura da maternidade recém-implantada, incluindo partos normais e cesarianas. Todas essas informações irão compor um relatório que será encaminhado ao conselheiro relator, contribuindo para melhorias na assistência à saúde do município”, destacou o auditor de Controle Externo e coordenador da vistoria, Saulo Souza.

Fiscalização

O hospital e maternidade realiza, em média, de 30 a 35 partos por mês e atende pacientes de toda a região com urgência, pronto atendimento, emergência, clínico-hospitalar e pronto-socorro. Durante a vistoria, os técnicos do Tribunal percorreram todas as alas da unidade, conheceram as demandas, a realidade local e as condições de trabalho, e verificaram se os equipamentos estão em dia e com as manutenções preventivas, além de considerar a formação continuada dos funcionários.

Tudo foi acompanhado de perto: equipamentos foram testados, documentações e protocolos clínicos e planos operacionais verificados, e os técnicos também realizaram escuta com plantonistas, direção e usuários. As escalas médicas, a publicação de informações aos pacientes, a farmácia e o almoxarifado também estiveram no foco da fiscalização.

Apontamentos

Após a averiguação, a equipe apresenta um relatório prévio com falhas e soluções à 2ª Relatoria, responsável pela região do Bico do Papagaio, de titularidade do conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, que avalia e emite o parecer.

O TCE de Olho é um trabalho contínuo de fiscalização e monitoramento, com retorno às unidades para verificar se as falhas foram sanadas e se as recomendações da Corte de Contas foram atendidas pela gestão dentro dos prazos estabelecidos pelo Tribunal.