Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3

Conceitos

Processo de negócio

Processo é um conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada, que ocorrem como resposta a eventos e que possui um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidos. Essas atividades são geralmente interfuncionais ou interorganizacionais que trabalham juntas para criar um produto ou serviço final. Atividades são apresentadas no contexto da sua relação entre si para proporcionar uma visão da sequência e do fluxo.

Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management -BPM)

Ferramenta gerencial com a qual é possível mapear (identificar), melhorar e gerenciar (controlar) processos de trabalho.

Mapeamento (modelagem)

Ações voltadas para o levantamento da sequência e do encadeamento das atividades que processam as entradas e as transformam em produtos ou serviços.

Fluxograma

Ferramenta de representação gráfica que traduz por meio de formas geométricas, linhas e setas o modelo de processos de trabalho. Originalmente aprovado como um padrão ANSI (American National Standards Institute), inclui um conjunto simples e limitado de símbolos não padronizados; facilita entendimento rápido do fluxo de um processo.

Indicador

É uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.

Diagrama

Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho, ele nos

ajuda a identificar e entender rapidamente as principais atividades do processo.

Mapa

Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tenderá a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados.

Modelo

O modelo é usado para entender mais profundamente um processo, identificar oportunidades de melhoria e simular mudanças antes de colocá-las em prática.

Gestor do Processo de Trabalho

Servidor da unidade parceira para acompanhar todo o trabalho e, após a conclusão, ser o responsável pela gestão do processo de trabalho.

Executor do Processo de Trabalho

Servidor da unidade participante de algum projeto de processo contido no portfólio que possui boa experiência no processo de trabalho para auxiliar nas etapas de mapeamento e redesenho, assim como na execução da gestão do dia-a-dia.