Conceitos de Inovação
Inovação
Segundo o Manual de Oslo (OCDE, 2018), inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), processo, método de marketing ou método organizacional novo ou significativamente melhorado. Para Schumpeter (1942), a inovação está associada ao conceito de “destruição criativa”, representando novas combinações que transformam a economia e a sociedade. No setor público, inovação significa melhorar serviços, processos e políticas, gerando mais valor para a sociedade.
Laboratório de Inovação
São ambientes institucionais criados para experimentar soluções de forma colaborativa e segura. Funcionam como espaços de cocriação, prototipagem e testes, permitindo que servidores, cidadãos e parceiros desenvolvam e validem novas ideias antes de sua aplicação em larga escala.
Cultura de Inovação
É o conjunto de valores, atitudes e práticas que incentivam a criatividade, a aprendizagem contínua, a experimentação e a tolerância ao erro como parte do processo de inovação. Uma cultura inovadora fortalece o engajamento das equipes e impulsiona a transformação institucional.
Colaboração
A inovação nasce e se fortalece na interação entre diferentes atores. A colaboração promove a troca de conhecimentos e experiências entre governo, sociedade, academia e setor produtivo, possibilitando soluções mais criativas, inclusivas e eficazes.
Prototipagem
É a fase de experimentação prática das ideias. Por meio da prototipagem, novas soluções podem ser desenvolvidas em pequena escala, testadas e aperfeiçoadas de forma rápida e econômica, reduzindo riscos e aumentando a chance de sucesso de sua implementação.