Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3

Plano Diretor de TI

O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) são documentos complementares que trabalham de forma integrada, mas com enfoques diferentes, para a gestão de TI em um órgão público.

O PETI tem uma abordagem mais ampla e de longo prazo, alinhando a estratégia de TI às metas e objetivos institucionais do órgão público. Ele define os direcionamentos gerais da TI para o órgão, como a adoção de novas tecnologias, a melhoria de processos e a inovação, considerando o contexto estratégico da organização. O PETI ajuda a estabelecer as bases para os investimentos e as mudanças necessárias no uso da tecnologia a fim de atingir os objetivos estratégicos da gestão pública.

Já o PDTI é mais detalhado e focado na execução prática e operacional das estratégias de TI delineadas no PETI. Ele descreve os recursos, infraestrutura, sistemas e soluções tecnológicas específicas que serão implementadas a curto e médio prazo para atender às diretrizes estabelecidas no PETI. O PDTI também foca na viabilidade técnica, nos custos e na priorização dos projetos tecnológicos dentro da organização.

Portanto, o PETI é o plano estratégico, que orienta as grandes direções e objetivos de TI alinhados com os interesses da organização pública, enquanto o PDTI é o plano operacional, que detalha como essas direções serão implementadas de maneira prática e eficiente, com foco em infraestrutura, sistemas e processos tecnológicos específicos.