Governador manifesta apoio ao projeto “TCE de Olho no Futuro”

Tamanho da Fonte
Encontro ocorreu no Palácio Araguaia; iniciativa já conta com 9 instituições parceiras
Na manhã desta quarta-feira, 30, o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, e o conselheiro Severiano Costandrade, coordenador da Comissão Técnica para estudo e execução do Projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, apresentaram ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa, os detalhes da iniciativa.
Durante a reunião, o governador elogiou o projeto e afirmou que o Governo do Tocantins está à disposição para apoiar no que for necessário. Ele destacou que, embora a responsabilidade pela primeira infância seja, em grande parte, dos municípios, o Estado tem total interesse em contribuir e participar ativamente das ações.
Comentou ainda que a ação é relevante, merece ter continuidade e deve se consolidar como um legado do Tribunal de Contas para a sociedade.
Os participantes do encontro também compartilharam sugestões e ideias que poderão fortalecer a iniciativa. Um dos pontos destacados foi a integração dos prefeitos ao projeto, reforçando a atuação conjunta.
O governador também apresentou experiências já em andamento no âmbito da educação estadual, voltadas a crianças neurodivergentes, especialmente com diagnóstico de autismo. Ele mencionou a existência de um plano de aula individualizado para estudantes com transtorno do espectro autista e hiperatividade, que está sendo desenvolvido nas escolas públicas do Tocantins.
Parceiros
O”TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância” já conto com a parceria do Tribunal de Justiça (TJ), Defensoria Pública (DPE), Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Estadual da Saúdes (SES), Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (SECIJU), Ministério Público Estadual (MPTO), Polícia Militar (PM) e Fieto.
Estiveram presentes na reunião, pelo TCETO, além dos conselheiros, a auditora de Controle Externo, Dagmar Gemelli; a assessora especial de gabinete, Tamara Teixeira; a assistente de gabinete, Thalyta Fernandes; e a assessora Márcia Barbosa. Pelo Governo do Estado, além do governador Wanderlei Barbosa, participaram: o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Turismo, Hercy Filho; o secretário de Planejamento, Sergislei de Moura; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; e o secretário executivo da Educação, Éder Fernandes.