Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Governador em exercício faz visita ao Tribunal de Contas

Governador em exercício faz visita ao Tribunal de Contas

123 Visualizações
Publicado: 2 de outubro de 2025 - Última Alteração: 2 de outubro de 2025

Tamanho da Fonte

Chefe do Executivo se reuniu com o presidente e membros da Corte

O governador em exercício, Laurez Moreira, foi recebido nesta quinta- feira, 2 de outubro, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado(TCETO), Alberto Sevilha, e pelos conselheiros Napoleão de Souza Luz Sobrinho, Doris de Miranda Coutinho, Manoel Pires dos Santos e Severiano José Costandrade de Aguiar, além do conselheiro substituto, Márcio Aluízio Moreira Gomes e do procurador-geral do Ministério Público de Contas(MPC), Oziel Pereira dos Santos.

Laurez Moreira manifestou preocupação com relação às despesas de custeio, que, segundo ele, consomem hoje até 32 por cento dos recursos estaduais e se comprometeu a fazer uma gestão gastando no máximo 20 por cento com esse tipo de custos. Para tanto, ele pediu ajuda ao Tribunal de Contas para atingir essa meta. Sobre investimentos, ele disse que vai respeitar a vocação econômica de cada região do Estado. O governador exibiu um vídeo com um balanço dos seus dois mandatos na prefeitura de Gurupi.

O presidente do TCETO agradeceu a visita e falou do trabalho que a Corte de Contas está desenvolvendo na área da Primeira Infância. Foram exibidos  vídeos institucionais sobre o Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância e o serviço Mini Cidadão. Foi exibido, também, um vídeo sobre a fiscalização surpresa em unidades básicas de saúde que estão sendo  feitas pelo Tribunal de Contas.

Na oportunidade, Sevilha  anunciou que Palmas foi escolhida para sediar, no segundo semestre de 2026, o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa(IRB).  O presidente ressaltou que é muito importante essa aproximação das instituições, por que uma depende da outra. ”Os Tribunais de Contas são órgãos fiscalizadores, mas com o passar do tempo têm mudado a sua maneira de agir. Hoje nós fazemos o acompanhamento a priori, concomitante. Existem falhas formais que não prejudicam e nós estamos sempre atentos a isso, o problema são as falhas de má fé”, concluiu.

Acompanharam o governador na visita o controlador-geral do Estado, Murilo Centeno, e a procuradora-geral do Estado, Irana  de Sousa Coelho Aguiar.

Fotos: Victor Hiroshi