Gestão participativa: conselheiros assumem coordenações

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Modelo de gestão envolve a participação de todos e o comprometimento total com os resultados.
Além da função importante de relatar os processos do Tribunal de Contas, os conselheiros e conselheiros substitutos do Tribunal de Contas do Tocantins também exercem outras atividades essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos na Corte de Contas. A novidade é fruto do modelo de gestão participativa adotado pelo presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes.
O conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, desde o mês de março, também coordena os trabalhos de normas (portaria nº231/2013). Já os relacionados à jurisprudência, são conduzidos pelo conselheiro substituto Jesus Luiz de Assunção (portaria nº 307/2013).
Segundo a portaria nº 549, de maio de 2013, o conselheiro Severiano Costandrade também acumula a função de coordenador da Ouvidoria do TCE/TO.
O conselheiro Manoel Pires dos Santos é o responsável pela meta de absenteísmo do Planejamento Estratégico, relacionada à questão da frequência dos servidores.
O conselheiro substituto Moisés Vieira Labre continua como coordenador da Comissão para Estudo, Desenvolvimento e Implantação do Sistema de Processo Eletrônico no TCE/TO e conduz os trabalhos do portal e-Contas lançado recentemente (portaria nº 884/2011).
O conselheiro Herbert Carvalho de Almeida acumula as atribuições da corregedoria desde que tomou posse na função de corregedor, em fevereiro deste ano. Também a partir de fevereiro, a conselheira Leide Maria Dias Mota Amaral tomou posse como vice-presidenta do Tribunal de Contas do Tocantins.
Com a portaria nº 376/2013, o conselheiro substituto Fernando César Benevenuto Malafaia passa a coordenar o grupo responsável por estudos e melhorias do sistema informatizado do SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, modalidade Atos de Pessoal. Já a conselheira Doris de Miranda Coutinho foi designada pela portaria nº 648 de junho de 2013, coordenadora da comissão de estudos para a melhoria do SICAP – Contábil.
Reunião
Na tarde desta terça-feira, 4, a comissão coordenada pela conselheira Doris já participou de uma reunião para tratar sobre as melhorias no sistema informatizado do SICAP – Contábil (foto). Segundo a portaria, cabe ao grupo “instruir, conduzir e coordenar estudos e adoção dos procedimentos necessários para alavancar as atividades do sistema informatizado do SICAP-Contábil”.
Além da conselheira Doris, também fazem parte da comissão: o auditor José Ribeiro da Conceição; a servidora do gabinete da presidência, Sônia Lima da Costa; Maria Laides Hanauer Flatin, chefe de gabinete da 5ª relatoria; Wellane Monteiro Dourado da Silva, da 3ª relatoria; Cantunília Neves Brito de Araújo, da 4ª relatoria; Nilton Rocha Borges, da 1ª relatoria; Najla Mansur Braga, coordenadora de acompanhamento contábil e gestão fiscal; Elane Silva Ataides, da equipe do SICAP; Clarice Gomes da Silva Freitas, diretora de controle externo; Francisco de Assis dos Santos Júnior, diretor de informática; Fernando Zucuni Martini, coordenador de desenvolvimento de sistemas (informática) e Warly Ferreira Gois.