Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Galeria de ex-presidentes ganha foto do conselheiro Manoel Pires

Galeria de ex-presidentes ganha foto do conselheiro Manoel Pires

12 Visualizações
Publicado: 16 de setembro de 2019 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Na oportunidade, também foi entregue o livro dos 30 anos do TCE/TO

Um momento especial na manhã desta segunda-feira,16, marcou o descerramento da foto do conselheiro Manoel Pires dos Santos na Galeria de Fotos de Ex-presidentes do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), na recepção do Edifício Ruy Barbosa, onde está localizado o espaço aos ex-gestores da Corte. Na ocasião, também foi entregue o livro “TCE 30 anos de uma história que aponta para o futuro”. 

 

Desde a sua criação, em 1989, o TCE/TO já teve nove ex-presidentes contando com Manoel Pires. A galeria, inaugurada em fevereiro de 2016, agora conta com a foto de cada um desses conselheiros, que contribuíram na evolução da Corte de Contas no Tocantins. O conselheiro Manoel esteve à frente do TCE Tocantins em duas gestões consecutivas: 2015/2016 e 2017/2018. 

 

O atual presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, afirmou ser uma honra participar deste momento ao lado do conselheiro e amigo Manoel Pires, já que estão juntos na luta diária há 19 anos. “Essa é uma forma de agradecermos pelo trabalho desenvolvido por Manoel Pires, assim como o de todos ex-presidentes à frente desta Corte. Queria dizer que estamos juntos nesta atividade tão prazerosa que é trabalhar no Tribunal de Contas em prol do cidadão”, destacou Severiano. 

 

O conselheiro do TCE/MG e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvecio Ramos de Castro, presente na ocasião, enfatizou que Manoel Pires consegue ter o dom de ser extremamente sereno e ao mesmo determinado, além de inovador. 

 

“Tem uma frase de um grande filósofo que representa o Manoel para todos nós. Quem nada conhece, nada ama. Aqueles que pensam que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, nada sabe a respeito das uvas. Manoel Pires é essa uva especial”, afirmou o conselheiro mineiro. 

 

Emocionado com as homenagens e ao lado dos familiares, a esposa Nicinha Pires dos Santos, a irmã Rosa Amélia Pires Kellermann, o filho João Pires dos Santos, o neto Vitor Manoel e a irmã da nora, Laisa Matos Oliveira, o conselheiro Manoel Pires agradeceu a todos por estar vivenciando um momento tão especial. 

 

“Agradeço aos servidores do Tribunal de Contas, do zelador ao presidente Severiano por tudo e principalmente aqueles que tiveram comigo na minha gestão de quatro anos. Todos vocês somaram muito para que esse sucesso fosse alcançado. Este momento é simples, mas muito especial para mim, minha família e principalmente para o Tribunal”, agradeceu. 

 

O conselheiro destacou ainda que é uma honra presenciar o descerramento de sua foto na Galeria de Ex-presidentes, “uma obra magnífica, que mostra um pouco da história de cada um”.

 

IMG 5950

 

Entrega livro 

Logo após o descerramento da foto na galeria, o conselheiro Manoel Pires entregou o primeiro exemplar do livro “TCE 30 anos de uma história que aponta para o futuro”, ao presidente da Corte, conselheiro Severiano. A obra foi produzida como parte das comemorações das três décadas de criação do Tribunal de Contas. Os textos trazem registros históricos sobre fatos e ações realizadas pela Corte com foco nos últimos quatro anos de gestão. 

 

“Nós tivemos a preocupação de mostrar um pouco de cada conselheiro neste livro e agradeço aos companheiros que me deram o privilégio de ficar marcado na história do Tocantins para as próximas gerações. É um orgulho fazer parte dessa obra. Agradeço também ao Sebastião Helvecio pela presença e externo aqui que ele é um exemplo para todos nós”, frisou Pires. 

 

Severiano aproveitou a oportunidade e exaltou a importância do livro que rememora bem os 30 anos do Tribunal. “A nossa responsabilidade agora são os 30 anos que virão, esse foi o alicerce para o novo Tribunal, para pensarmos o que será dos Tribunais de Contas e o que deve ser do Tribunal de Contas do Tocantins”, disse o presidente. 

 

Ex-presidentes do TCE/TO 

 

Conselheiros: Antônio Gonçalves de Carvalho Filho (1989/1990 e 1991/1992); João de Deus Miranda Rodrigues (1993/1994); José Ribamar Meneses (Jan/1995); José Wagner Praxedes (1995/1996, 1997/1998 e 2013/2014); Herbert Carvalho de Almeida (1999/2000 e 2001/2002); José Jamil Fernandes Martins (2003/2004 e 2005/2006); Doris de Miranda Coutinho (2007/2008); Severiano José Costandrade de Aguiar (2009/2010 e 2011/2012) e Manoel Pires dos Santos (2015/2016 e 2017/2018).