Estudantes do curso de História da UFT conhecem o Memorial TCETO

Tamanho da Fonte
Discentes são do terceiro período do campus de Porto Nacional
“É muito importante lugares de memória, e esse é mais um dos que temos no Tocantins”, falou a professora de história Mirian Tsserolli sobre o Memorial TCETO, que acompanhou treze estudantes do curso de História da Universidade Federal do Tocantins – campus Porto Nacional, para conhecerem o museu que preserva a história do Tribunal de Contas do Tocantins, na manhã desta quarta-feira, 27.
A apresentação do museu e memorial, guiada pela servidora Claudete Sousa, também contou com a participação das servidoras, Kamilla Oliveira e Paloma Rocha, que explicaram a função da ouvidoria, a importância do controle social e a atuação do Ministério Público de Contas.
A estudante Maryelle Gomes comentou que não sabia o que era controle social e saber deste papel junto a ouvidoria lhe chamou a atenção. “A ouvidoria foi o que mais me chamou a atenção porque podemos fazer denúncias e veio em minha cabeça que eu posso mandar mensagem anônima sobre o que precisamos no meu município”, declarou.
A professora Mirian Tsserolli enfatizou a importância de espaços de registros da história como este. “Construir espaços de memória é fundamental para que não esqueçam sua história. Trazer os alunos do curso de história é muito importante para eles entenderem como se deu a fundação do Estado e do Tribunal”, afirmou.
A discente Tainara de Aquino complementou que os museus são importantes para mostrar a história para a geração futura, pois mostram para os jovens como foi construída e o que sofreram até chegar aqui.






