Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Entidades do TO se unem e expõem seus trabalhos no Dia Internacional contra a Corrupção

Entidades do TO se unem e expõem seus trabalhos no Dia Internacional contra a Corrupção

122 Visualizações
Publicado: 7 de dezembro de 2012 - Última Alteração: 7 de dezembro de 2012

Tamanho da Fonte

O evento acontece no próximo domingo, 9, a partir das 14h, no Capim Dourado Shopping Center, em Palmas.

O Dia Internacional contra a Corrupção será comemorado em conjunto pelos órgãos e entidades que atuam no controle e na fiscalização de recursos públicos no Tocantins, em evento que acontece no próximo domingo, 9, a partir das 14h, no Capim Dourado Shopping Center, em Palmas. No local, será exposta, em estandes, uma mostra dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por cada instituição na área de combate à corrupção.

O evento é promovido pelo Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco), um canal permanente de colaboração integrado pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal, Receita Federal, Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União e Advocacia Geral da União, além das instituições financeiras federais: Banco do Brasil e Caixa Econômica.

A intenção das instituições é apresentar ao cidadão as atividades desenvolvidas por elas, de modo que os tocantinenses tenham um conhecimento global sobre o trabalho que vem sendo realizado em favor da correta aplicação dos recursos públicos e saibam a qual órgão se dirigir em caso de denúncias.

O Tribunal de Contas do Estado vai expor no evento suas ações voltadas para o controle social, ou seja, programas que buscam incentivar a sociedade a participar da fiscalização do recurso público. Uma equipe do TCE vai apresentar o Portal do Cidadão, o Programa TCE de Portas Abertas e o Formap – Formação de Agentes Públicos para a população. Também estará disponível uma urna da Ouvidoria, que o canal de comunicação pelo qual a sociedade pode denunciar a má aplicação do dinheiro público para a Corte de Contas do Tocantins.

Dia Internacional

A data 9 de dezembro foi estabelecida como Dia Internacional contra a Corrupção durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em outubro de 2003.

Focco

O Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco) é um canal permanente de aproximação e auxílio mútuo entre as instituições que atuam no combate à corrupção. O objetivo é viabilizar ações de fiscalização e a cooperação conjunta para estruturação, assegurando a proteção do patrimônio público e a defesa da probidade administrativa.