Encontro discute planejamento e desenvolvimento regional
Tamanho da Fonte
Araguaína abriu série de quatro encontros promovidos pelo CORECON, em parceria com o TCE/TO.
Com o objetivo de discutir o planejamento e o desenvolvimento regional, foi realizado nesta terça-feira, 13, em Araguaína, o primeiro de uma série de quatro encontros promovidos pelo Conselho Regional de Economia (CORECON), em parceria com o Tribunal de Contas (TCE/TO), Secretaria Estadual do Planejamento (SEPLAN), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO/SEBRAE).
Participaram da reunião representantes das cinco instituições organizadoras e de seis municípios da região norte do Estado: Aguiarnópolis, Ananás, Araguaína, Araguatins, Colinas e Xambioá.
O presidente do CORECON, Francisco Viana Cruz, abriu o encontro com uma mensagem ao Dia do Economista, comemorado justamente nesta terça-feira. Em seguida, apresentou alguns números sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) das cidades da região. Citou o caso de Ananás, cujo prefeito, Silvestre Nery Neto, estava presente, onde o IDHM cresceu de 0,295, em 1991, para 0,671, em 2010. Ainda não é um índice ideal (quanto mais próximo de um, melhor), mas demonstra a evolução ocorrida em duas décadas.
Nesse contexto, todos os participantes destacaram a importância do planejamento para o desenvolvimento dos municípios. O titular da SEPLAN, Flávio Peixoto, informou que a secretaria, por intermédio de convênio com o CORECON, pode auxiliar as prefeituras na elaboração de projetos.
Já o coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFT, Higino Piti, observou que a universidade pode intermediar o envio de estagiários às prefeituras, uma vez que os economistas são tidos como os profissionais com o perfil adequado para o planejamento, na elaboração de peças como o Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária (LOA), bem como para desenvolver projetos que busquem recursos para os municípios.
O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, que é economista, ressaltou a importância do planejamento ser inserido como uma prioridade nas gestões públicas, com a elaboração do PPA e da LOA dentro da realidade dos municípios. Citou o caso negativo de muitas prefeituras que copiam esses documentos de outras cidades, sem qualquer relação com as necessidades locais.
Salientou, também, a necessidade dos municípios elaborarem bons projetos para buscarem recursos, principalmente junto ao Governo Federal. “Brasília possui muitos recursos, mas se não elaborar bons projetos e encaminhar, ninguém vai adivinhar o que seu município está precisando”, completou.
Também participaram do encontro, o chefe de gabinete da prefeitura de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros, representando o prefeito Ronaldo Dimas, o chefe de gabinete da FIETO, José Roberto Fernandes, representando o presidente Roberto Pires, o gerente regional do SEBRAE, Francisco Ramos, o vice-presidente do CORECON, Vilmar Carneiro Wanderley, os conselheiros Maria do Socorro Erculano de Lima, Werique Trajano e Rosilene Sudré.
Próximos encontros
16 de agosto (sexta-feira) – 9h – Palmas
Local: Auditório do TCE/TO
Municípios: Guaraí, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso e Porto Nacional
20 de agosto (terça-feira) – 9h – Gurupi
Local: Auditório da UNIRG ( antigo Hotel Açaí)
Municípios: Alvorada, Araguaçu, Cristalândia, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis e Peixe
27 de agosto (terça-feira) – 9h – Dianópolis
Local: Centro de Especialidades Odontológicas – Rua Coquelin Aires – Centro
Municípios: Almas, Arraias, Dianópolis, Natividade, Paranã, Silvanópolis e Taguatinga