Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Dia D pela Primeira Infância mobiliza os 139 municípios do Tocantins neste sábado

Dia D pela Primeira Infância mobiliza os 139 municípios do Tocantins neste sábado

56 Visualizações
Publicado: 28 de novembro de 2025 - Última Alteração: 28 de novembro de 2025

Tamanho da Fonte

Ação integra o programa “TCE de Olho no Futuro”, coordenado pelo Tribunal de Contas e apoiado por 17 instituições parceiras

Os 139 municípios do Tocantins realizam, neste sábado, 29 de novembro, o Dia D pela Primeira Infância, uma mobilização estadual em defesa das crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa integra o programa “TCE de Olho no Futuro”, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), que orienta e estimula prefeituras e gestores a implementarem políticas públicas eficazes e intersetoriais voltadas à primeira infância. O programa conta com o apoio de 17 instituições parceiras.

O Dia D é dedicado à promoção de ações que chamem a atenção da sociedade para temas essenciais ao desenvolvimento infantil: saúde, educação, proteção social, alimentação adequada, segurança e desenvolvimento socioemocional. Cada município organiza sua própria programação, com orientações às famílias, oferta de serviços e articulação entre as redes locais de atendimento.

Sobre o “TCE de Olho no Futuro”

Lançado e coordenado pelo TCETO, o programa busca fortalecer políticas públicas municipais para a primeira infância, promovendo capacitações, orientações técnicas, monitoramento de indicadores sociais e um cronograma de ações que inclui encontros regionais e a mobilização estadual do Dia D. A iniciativa também prevê, em etapa futura, o reconhecimento dos municípios que implementarem práticas exemplares com o Selo “Município Amigo do Futuro”. 

Em Palmas

Na Capital, o Dia D será realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, com atendimento das 8h ao meio-dia. A unidade reunirá equipes das áreas de saúde, educação e assistência social, além dos parceiros do programa, oferecendo orientações e serviços à população. Nos demais municípios, consultar a programação local.

Rede de parceiros

Fazem parte do projeto: Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Setas, Seduc, SES, Seciju, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), UNICEF, FIETO, Energisa, BRK, Hospital de Amor, entre outras entidades que se somam à iniciativa.