Curso a distância de Controle Interno chega ao fim com alto índice de participação

Tamanho da Fonte
O 1º curso a distância de Controle Interno realizado no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), promovido pelo TCE/TO com a supervisão do Instituto de Contas 5 de Outubro, termina com registro significativo de assiduidade por parte dos mais de 300 servidores inscritos.
A capacitação, que teve início no dia 13 de maio, foi dividida em três módulos e contou com material gráfico e audiovisual disponível para download, avaliação e fórum de participação obrigatória. O objetivo do curso foi de capacitar e implantar a atuação do controle interno de cada município.
Segundo o instrutor Marcos Irondes, a participação e a interação nos fóruns de discussão foram os destaques. “Foi a nossa grande surpresa, os servidores utilizaram a ferramenta para trocar informações, tirar dúvidas e contribuir um com o outro nos ganhos de cada município.”, declarou.
Para o auditor Orlando Alves da Silva, que ministrou a capacitação, um controle interno eficiente traz impactos e ganhos extremamente expressivos não só para a sociedade, mas também para as contas públicas.
De acordo com a diretora geral do Instituto de Contas, Marilda Piccolo, que também é uma das tutoras do curso, a participação dos agentes públicos foi bastante notória, o índice de evasão foi bem menor do que o esperado. E concluiu: “O TCE/TO visa neste curso, orientar antes de cobrar. A preocupação de educar vem antes de corrigir qualquer conduta.”
A previsão do Instituto de Contas é que haja vários outros cursos mediante a necessidade que surgirá ao longo do tempo. Os servidores priorizados para este curso foram os efetivos, o que garante ainda mais que este servidor, agora preparado, contribua para seu município.
Dia 03 de junho estará disponível as notas e certificados de participação.