Corregedoria avalia e aprimora mecanismos de integridade do TCETO

Tamanho da Fonte
Objetivo é melhorar o nível de prevenção e combate à corrupção até 2026
A Corregedoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) iniciou uma série de reuniões estratégicas, marcando um passo importante para consolidar uma cultura organizacional robusta, alicerçada na ética e na integridade. A iniciativa, que se estenderá por diversos setores do Tribunal, visa contribuir para a implementação de mecanismos e práticas organizacionais essenciais na prevenção e combate à fraude e corrupção. O primeiro encontro foi realizado nesta semana, com representantes do Núcleo de Controle Interno (NUCIN), na sala de monitoramento da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (ASPDO).
Utilizando como base o Índice de Maturidade da Integridade Institucional do Plano Estratégico do TCETO e o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC), a Corregedoria busca o aprimoramento das práticas de prevenção e combate à corrupção recomendadas no Plano de Ação da Corte de Contas, elaborado com base no sistema e E-prevenção.
O Índice de Maturidade da Integridade Institucional tem como objetivo estratégico fortalecer a capacidade de governança (avaliar, direcionar e monitorar) com foco em resultados para o cidadão, por meio de mecanismos de liderança, estratégia e controle, assim como garantir a eficiência da gestão organizacional (planejar, executar, controlar e agir), a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público.
A chefe de gabinete da Corregedoria, Aida Maria do Amaral, pontuou que, “Para o biênio 2025-2026, a Corregedoria adotará todos os meios necessários ao monitoramento das ações planejadas, com a finalidade minimizar a suscetibilidade à fraude e corrupção, além de contribuir para elevar a pontuação do TCETO no MMDTC”.

A reunião com os representantes do Controle Interno, definiu a apresentação de uma planilha com questões essenciais para análise do NUCIN, alinhada ao seu papel de departamento de apoio. O objetivo é que o núcleo identifique áreas específicas para a implementação de melhorias e o estabelecimento de metas claras para cada setor do Tribunal.
Além da chefe de gabinete, também participaram do encontro o assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Heverson de Almeida Braga; o chefe do NUCIN, Arlan Sousa; auditora de Controle Externo, Clarice Gomes da Silva; assessora de gabinete da Corregedoria, Lílian Cavalcante Araújo; a servidora Najla Murad e o estagiário Gabriel de Sousa.
O cronograma de reuniões prossegue com uma reunião agendada para o dia 29 com a Diretoria de Recursos Humanos. “Este é o pontapé. Estamos trabalhando em ações correlacionadas com os indicadores do Índice de Maturidade da Integridade Institucional e vamos nos reunir com os setores envolvidos, afinal, a Corregedoria é a unidade responsável pela mensuração deste indicador”, concluiu a chefe de gabinete da Corregedoria.