Controle Interno na administração pública é tema de livro lançado no TCE
Tamanho da Fonte
Auditor Orlando Alves da Silva é o autor da obra.
A importância do Controle Interno é o tema central da obra lançada nesta quinta-feira, 27, no hall externo do Tribunal de Contas do Tocantins, como parte da programação alusiva aos 25 anos da Instituição. Participaram do evento, autoridades do estado, membros e servidores do TCE, das Academias Tocantinense e Palmense de Letras, convidados e familiares do autor.
“Este é um momento de muita alegria, pois desde o início da nossa gestão, tínhamos o objetivo de lançar o livro do Auditor Orlando”, destacou o presidente do TCE, José Wagner Praxedes. “Apesar de ser um livro técnico o autor usou uma linguagem de fácil entendimento o que faz com que a publicação possa cumprir o seu principal objetivo que é transmitir o conhecimento, principalmente para os nossos jurisdicionados”, completou.
A diretora do Instituto de Contas Marilda Piccolo, responsável pela revisão, descreveu o livro como uma obra de peso, rica em conteúdo e cheia de informações técnicas. Ela ainda parabenizou o autor pela ideia e perseverança, e o TCE pelo investimento na educação.
A Presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sônia Matos Valadares, servidora aposentada do Tribunal, ressaltou que “o conhecimento exige muita disciplina para transferir para o papel, com reponsabilidade, o que se aprendeu. O que desejo é sucesso e, como você embarcou nesse barco que é a escrita, continue sempre navegando”.
O Auditor e autor do livro, Orlando Alves da Silva, agradeceu o apoio do Tribunal e disse “a gente não faz nada sozinho, por isso agradeço a todos que fizeram parte e que me apoiaram. Fico muito feliz de estar lançando está obra aqui, hoje. O objetivo é orientar o gestor público, para que ele possa exercer as atividades administrativas e gerenciar de forma efetiva, fazendo o bom uso do dinheiro público em prol da sociedade”.
A obra “Controle Interno na Administração Pública – Orientações técnicas para implantação e operacionalização”, abrange desde a história até modelos de projetos para a criação do sistema do Controle Interno, passando pelas orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, gestão de recursos públicos, entre outros tópicos.
O valor arrecadado com as vendas durante o lançamento foi doado para as obras assistenciais do Mosteiro de Maria Imaculada e de São Bento, em Palmas. A obra será comercializada em todos os eventos do Tribunal de Contas.