Conselheiro substituto Jesus Luiz de Assunção se aposenta após 34 anos de dedicação ao TCETO

Tamanho da Fonte
Homenagens marcaram o início da Sessão Plenária desta quarta-feira, 21
A Sessão Plenária do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), realizada na manhã desta quarta-feira, 21, teve um tom especial de despedida. O conselheiro substituto Jesus Luiz de Assunção encerrou oficialmente sua trajetória de 34 anos de serviços prestados à Corte de Contas. A ocasião foi marcada por homenagens dos membros do colegiado, que fizeram questão de expressar reconhecimento e gratidão pela contribuição do colega.
Durante a Sessão, o presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, leu uma mensagem de gratidão e destacou a longa caminhada de Jesus Luiz de Assunção no serviço público. “Uma caminhada que começou no Estado de Goiás, em 1970, onde o funcionalismo público moldou a dedicação e o comprometimento com o trabalho, sempre voltados ao bem comum. Na década de 90, o conselheiro Jesus Luiz de Assunção veio somar à construção do nosso querido Estado do Tocantins”, lembrou Sevilha.
Emocionada, a vice-presidente da Corte, conselheira Doris de Miranda Coutinho, fez questão de prestar homenagem. “O senhor teve grandes feitos em todas as funções que exerceu na sua vida pública, nas esferas estadual e municipal. Saliento também seus enormes préstimos como auditor e conselheiro substituto aqui dentro desta Corte, especialmente quando me substituía na titularidade da 5ª Relatoria.”
O procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos, também se pronunciou: “Você foi um baluarte aqui nessa Casa. Portanto, conselheiro, o que eu desejo a você nessa nova jornada é que tenha bastante sucesso, longa vida e que usufrua com plenitude essa nova missão.”
O conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves destacou a atuação técnica e independente do colega. “O serviço que você prestou ao Tribunal de Contas, sempre com muita serenidade, isenção e independência, foi o que pude contemplar ao longo de mais de uma década em que aqui estou.”
Já o corregedor do TCETO, conselheiro José Wagner Praxedes, ressaltou a parceria de longa data: “Nesse período de mais de três décadas que estou nesta casa, trabalhei lado a lado com você, desenvolvendo muitos projetos. Sou testemunha da sua colaboração com o crescimento desta instituição.”
O conselheiro Severiano Costandrade relembrou o início da convivência com Jesus Luiz de Assunção na década de 1990 e leu uma mensagem simbólica de despedida: “Até aqui viajamos juntos. Passamos por vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas. Enfrentamos grandes obstáculos e superamos cercas que nos ajudaram a transformar. As subidas e descidas foram uma constante, mas também percorremos retas. Nos apoiamos nas curvas e descobrimos novas cidades.”
Os conselheiros substitutos Moisés Labre e Adauton Linhares também prestaram suas homenagens. “O trabalho de Assunção foi além dos limites do TCETO. Alcançou o âmbito estadual e, por vezes, foi além da própria esfera estadual, não apenas geograficamente, mas institucionalmente. Sua folha de serviços prestados à administração pública e sua notoriedade dispensam, de certo modo, as palavras que tento proferir”, afirmou Linhares.
“Desejo toda a felicidade do mundo nessa nova empreitada que vai começar, seja qual for o caminho que você escolher”, declarou Moisés Labre.
Visivelmente emocionado, Jesus Luiz de Assunção agradeceu aos membros e servidores do Tribunal de Contas: “Todos terão a minha eterna gratidão. E não fingirei que não ficarei com saudades, porque eu acho que o meu semblante mostra isso. Ainda não estou totalmente preparado para estar ausente de vocês. Mas sou grato pelo convívio e pelos ensinamentos que aqui recebi.”
Após a leitura do ato de aposentadoria, o presidente Alberto Sevilha convidou todos os membros a aplaudirem Jesus Luiz de Assunção, encerrando com respeito e emoção um capítulo marcante na história da Corte.