Conselheiro Severiano, presidente do Comitê de Previdência do IRB, participa de evento sobre RPPS em São Paulo
Tamanho da Fonte
Encontro que aconteceu nesta segunda, 24, discutiu auditorias e novas ferramentas de monitoramento previdenciário
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) marcou presença no evento “Previdência em Foco: Desafios e Oportunidades na Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)”, realizado nesta segunda-feira, 24 de novembro, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na capital paulista.
O conselheiro Severiano Costandrade, presidente do Comitê de Previdência Pública do IRB/Atricon, participou da mesa temática, contribuindo para o debate técnico e para o intercâmbio de experiências voltadas à sustentabilidade e à gestão eficiente da Previdência Social.
O evento é direcionado a membros e servidores dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos de Contas, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, dirigentes e conselheiros dos RPPS, integrantes do sistema de controle interno e demais entidades da sociedade civil que atuam direta ou indiretamente na área.
O conselheiro Severiano destacou a importância do fortalecimento do controle sobre os investimentos previdenciários. Segundo ele, “é indispensável reforçar o controle na gestão dos investimentos da previdência. Ao longo dos anos, os Tribunais de Contas têm realizado auditorias, fiscalizações e emitido alertas importantes. Ainda assim, muitas vezes nosso trabalho permanece desconhecido e ignorado. Por isso, este comitê é fundamental: estamos aqui para afunilar e fortalecer o nosso controle”.
O encontro teve como objetivo apresentar os resultados da Auditoria Extraordinária realizada por alguns TCs nos Regimes Próprios de Previdência Social, além de promover o lançamento do “Radar Nacional dos Investimentos dos RPPS” e do “Radar dos Investimentos dos RPPS – SP”.
A programação também contou com fóruns de discussão dedicados a temas estratégicos para os RPPS, como planejamento e governança; controle interno, integridade e compliance; e o futuro financeiro dos regimes próprios. A auditora de Controle Externo e assessora especial do conselheiro Severiano, Dagmar Gemelli, também participou do evento em São Paulo.












