Em Gurupi, Conselheiro Decano divulga livro voltado ao Controle Externo
Tamanho da Fonte
Dezenas de pessoas prestigiaram lançamento da obra ‘Controle Externo–30 Anos de Julgados’, de José Wagner Praxedes
“O livro traz muitos exemplos de processos transitados e julgados nesses anos de trabalho e, por isso, é uma obra útil para consultas que podem auxiliar gestores, ordenadores de despesas e a sociedade em geral para maior conhecimento sobre como são julgados os processos no Tribunal”, frisou o conselheiro José Wagner Praxedes, que em 2023 completará 34 anos de atuação no Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). Por meio do livro ‘Controle Externo – 30 Anos de Julgados’, ele compartilha experiências e muito conhecimento.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou o lançamento do livro e ressaltou que “esse conhecimento é fundamental para os gestores melhorarem a prática de gestão. É sempre importante termos essas informações”, disse.
Josi Nunes reforçou sobre o papel do TCE, que é fiscalizar as gestões no uso adequado dos recursos públicos para que não haja nenhum problema. “Nosso objetivo também é não errar, por isso temos buscado conhecimento para cumprir corretamente nossa gestão. Todo conhecimento é muito bem-vindo, nunca sabemos de tudo, e temos mantido uma boa relação com o TCE, inclusive, temos procurado o Tribunal para trocarmos ideias em relação aos nossos processos”, disse, completando que é uma honra para Gurupi receber o conselheiro no lançamento do livro.
Além da prefeita, o deputado estadual Gutierrez Torquato também prestigiou o evento e falou sobre a obra. “Acredito que esse livro tenha informações muito importantes para auxiliar a administração pública. E eu, como legislador, vejo a relevância de também ler a obra para ampliar os conhecimentos”, destacou o deputado.
Os secretários municipais também marcaram presença na divulgação do livro, assim como vereadores, estudantes universitários dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, da Unirg, professores e servidores públicos.
O evento em Gurupi contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Sebrae), da Prefeitura de Gurupi e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO).
A obra
O livro publicado pela Editora Dialética, foi prefaciado pelo Ministro do TCU, Benjamin Zymler, tem 10 capítulos e faz um apanhado de temas referentes à fiscalização da gestão pública, cujos relatórios, voto e decisão fazem parte da obra como exemplos dos temas abordados sobre o trabalho de Controle Externo. O conselheiro faz um relato sobre a análise de temas como Atos de Pessoal; Contratos; Poder de Cautela; Previdência; Consulta; Prestação de Contas; Cessão de Bem público; Aplicação de Pena Pecuniária e Crime de Responsabilidade.
O autor fez questão de ressaltar que toda a arrecadação com a venda do livro será doada para obras sociais. A renda obtida com a venda do livro será revertida à preservação do Museu Histórico Palacinho. (Fotos: Lino Vargas)
Confira abaixo a galeria de fotos:




























