Comitê da ATRICON faz avaliação positiva do trabalho do TCE/TO

Tamanho da Fonte
Integram o comitê de avaliação, conselheiros do TCE/CE e TCE/MA, além de servidora do TCE/MT.
Os representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) concluíram a visita ao Tribunal de Contas do Tocantins na tarde desta sexta-feira, 13. Após se reunirem com a presidência, diretores e conhecerem os departamentos, os membros do comitê avaliaram o trabalho do TCE/TO.
“O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins está em um estágio já bem avançado, com relação a muitos Tribunais de Contas do Brasil. São vários pontos que o TCE/TO tem muito a oferecer, vários projetos podem ser aproveitados por outros Tribunais, de forma que estamos levando daqui uma impressão muito boa”, explica o conselheiro do TCE/MA, José de Ribamar Caldas Furtado. O conselheiro também destacou o objetivo da visita, que fez parte do projeto “Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo dos Tribunais de Contas”, realizado pela ATRICON com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB): “Esse projeto já incorpora 25 Tribunais de Contas do Brasil, de um total de 34, e o objetivo é promover, incentivar a troca de experiências entre os Tribunais, para que uns possam aproveitar os pontos em que os outros estiverem mais avançados, para que todos possam evoluir em conjunto”.
“Depois dessa ampla avaliação que a ATRICON está fazendo, cada Tribunal vai receber um relatório, com as principais observações e algumas recomendações. Ao mesmo tempo, vamos oferecer soluções para que os outros possam utilizar”, informou o conselheiro do TCE/CE, Edilberto Pontes Lima. O conselheiro destacou, entre outros pontos, o SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública do TCE/TO e os programas de comunicação. “A área de comunicação daqui está muito bem desenvolvida, tem um programa televisivo e eu acho que poucos têm isso. Uma das maiores experiências de Tribunal de Contas que já observei é daqui do Tocantins. É bem estruturado, bem organizado e tem várias experiências que podem ser disseminadas para outras Cortes de Contas”, finalizou.
Congresso
Todos os relatórios de avaliação dos Tribunais de Contas devem estar disponíveis na oportunidade do XXVII Congresso Brasileiro dos Tribunais de Contas, previsto para o mês de dezembro em Vitória – ES.