Comissão do TCE Aliança pela Primeira Infância alinha entrega do Selo Município Amigo do Futuro
Tamanho da Fonte
Primeira reunião do ano definiu cronograma da quarta fase do Programa que reconhece boas práticas nos municípios
A Comissão Técnica de Avaliação dos Indicadores Sociais do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), se reuniu nesta segunda-feira, 19, para a primeira reunião do ano.
Neste primeiro encontro, a equipe alinhou o cronograma para análise dos indicadores dos eixos I e II, e a entrega do Selo Município Amigo do Futuro aos municípios tocantinenses que atingiram índices satisfatórios na educação, saúde e cidadania.
O Programa entra na quarta etapa, fase decisiva com a entrega do Selo concedido pela Corte de Contas ao reconhecer ações com impactos positivos na primeira infância.
Entre as pautas da reunião, as coordenadoras técnicas do Programa, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes, além dos demais integrantes da comissão, definiram as datas do resultado final, prazo recursal, solenidade de entrega do Selo e lançamento para 2026. Todas serão divulgadas posteriormente, após os ajustes finais.
O programa em 2026
A inciativa, coordenada pelo TCETO, busca promover políticas públicas continuadas e eficazes que contemplem as famílias e as crianças tocantinenses. Ainda pela manhã, outra reunião com a presença do conselheiro e coordenador do Programa, Severiano Costandrade, discutiu as tratativas para pôr em prática o que foi planejado ao longo de 2025 no âmbito do programa.
O encontro foi pautado em duas frentes de atuação para 2026, com foco em audiências públicas nos municípios que obtiveram pontuação abaixo do necessário no Selo, com o intuito de reforçar a necessidade de fortalecimento dos indicadores sociais, envolvendo a gestão municipal e a população para melhorar os resultados em políticas públicas efetivas.
Outro foco será a fiscalização da Corte, principalmente na disponibilização de creches para crianças de 0 a 6 anos.
Comissão
Integram a Comissão Técnica de Avaliação, a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz; os servidores da Diretoria-Geral de Controle Externo (DIGCE), Ariana Costa Leal, Diego Duarte Sousa Borges e Larissa Oliveira Serra da Silva. O servidor Pedro Henrique Ribeiro Casimiro da Coordenadoria de Apoio Técnico (COAPT) e o assessor especial Heverson de Almeida Braga, da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organização (ASPDO), também participam da comissão.
Quer saber os critérios para concessão do Selo, CLIQUE AQUI e acesse o Guia Metodológico e fique informado sobre todos os detalhes do programa.



