Comissão da Unitins conhece o Memorial TCETO

Tamanho da Fonte
Unidade será referência para iniciativa da Universidade
O diretor de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Fredson Vieira Costa, o coordenador de Cultura, Nivaldo Bordnar, e o jornalista Rui Bucar visitaram, na manhã desta terça feira, 8 de abril, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado (TCETO). Eles fazem parte de uma comissão responsável pela implementação do Programa Memória Institucional, ligado à Pró-Reitoria de Extensão, que tem o objetivo de resgatar a história da instituição. O programa vai contemplar os cinco câmpus da Universidade.
Monitorada pela coordenadora do Centro de Documentação e Memória, Márcia Barbosa, e pela servidora Caudete Ferreira, a equipe da Unitins conheceu com detalhes o Memorial TCETO, que conta a história da Corte de Contas desde a sua implantação até hoje. O grupo visitou, também, a exposição fotográfica alusiva aos 35 anos do Tribunal.
Em seguida, o conselheiro titular da 3ª Relatoria e idealizador do Memorial, José Wagner Praxedes, recebeu a equipe em seu gabinete e se colocou à disposição para ajudar na execução do programa da universidade.

O diretor de Extensão da Unitins, Fredson Vieira Costa, disse que a visita foi muito proveitosa. “A comissão veio em busca de conhecimentos e nós estamos saindo daqui muito embasados pelo belo trabalho do Tribunal de Contas nessa área”, ressaltou.
O jornalista Rui Bucar ressaltou ao conselheiro a importância de digitalizar fotografias e documentos para desenvolver o programa e, consequentemente, preservar a história do Estado. Bucar anunciou que em breve vai ser realizado em Palmas um seminário para discutir o assunto, com apoio dos órgãos Federais IPHAN, IBRAM e Biblioteca Nacional, resgatando não só a memória dos órgãos públicos, como também de todo o Tocantins. “Nós vamos criar um museu de som e imagens da Unitins e precisamos de ter acesso à tecnologia desses órgãos federais”, explicou.
