CidadaniAtiva será tema de conferência em Miami

Tamanho da Fonte
Projeto foi selecionado como prática de incentivo à transparência governamental.
O projeto desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, CidadaniAtiva, será tema de conferência técnica na 32º edição da “Conferência Anual Internacional de Treinamento” em Miami, nos Estados Unidos, sendo indicado como prática de incentivo à transparência governamental. A conselheira Doris de Miranda Coutinho, idealizadora do projeto, apresentará os detalhes nesta quarta-feira, 16, às 9h, hora local, juntamente com a parceira da iniciativa, Tabata Amaral, para representantes de mais de 30 países em desenvolvimento, além dos EUA e Canadá.
A palestra, intitulada de “O Projeto ‘CidadaniAtiva’ – Participação social e engajamento político de cidadãos em tempos de crise na democracia” demonstrará o desenvolvimento da ação que busca incentivar a participação política dos jovens, para uma mudança próspera e principalmente democrática.
Segundo o presidente do Consórcio Internacional sobre Gestão Financeira Governamental, Jim Wright, organizadora do evento, a conferência reúne as melhores mentes e praticantes de todo o mundo para compartilhar as informações mais recentes no campo, explorar tendências emergentes, inovações, trocar conhecimentos e promover melhores práticas na gestão das finanças públicas.
O evento tem apoio do Banco Mundial, Fundo Monetário Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Do TCE/TO, participam do evento, o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho e vice-presidente do TCE/TO, Severiano José Costandrade de Aguiar.
CidadaniAtiva
Lançado em Palmas (TO) e Salvador (BA), centenas de jovens puderam conhecer um pouco mais sobre a história da ex-moradora da periferia de São Paulo, Tabata Amaral. Formada em Harvard, ela integrou o grupo de jovens que se reuniu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no ano passado, durante visita dele ao Brasil.
O coordenador nacional do movimento Acredito, José Frederico de Lyra, o co-fundador do movimento Acredito, Felipe Oriá e o jornalista João Vilaverde também já deram sua contribuição, participando do lançamento do projeto em 2017.