CGU cria ferramenta de autoavaliação de transparência e acesso à informação para gestores públicos

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Processo auxilia na identificação de pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou uma ferramenta gratuita para que gestores públicos de prefeituras e governos estaduais possam autoavaliar a transparência e o acesso à informação em seus entes. Por meio de um questionário prático, será possível identificar os pontos fortes da administração e os setores que precisam de melhorias, contribuindo para o aprimoramento da prestação de contas à sociedade.
A CGU conta com a parceria dos Tribunais de Contas dos Estados (TCs) na divulgação do questionário de autoavaliação, acreditando que seu uso trará diversos benefícios para a população.
De acordo com a CGU, a ferramenta oferece inúmeras vantagens, entre elas:
– Compreender a situação atual da transparência e do acesso à informação no município e planejar ações para melhorias;
– Utilizar a autoavaliação como preparação para a Escala Brasil Transparente (EBT), que mede o nível de transparência dos estados e municípios com base em critérios objetivos;
– Demonstrar ao público, por meio do Mapa Brasil Transparente (site da CGU), o compromisso do município com o aprimoramento das políticas de transparência e acesso à informação;
– Aderir ao Fala.BR – Módulo LAI e ter acesso a materiais orientativos sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI);
– Participar de capacitações presenciais e a distância sobre transparência e acesso à informação.
Gestores que desejarem mais detalhes sobre a ferramenta podem acessar o link:
Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação
Outras formas de contato:
E-mail: cguto@cgu.gov.br | cguto-nap@cgu.gov.br
Telefone: (63) 3232-9355 | (63) 99281-5082 (Celular/WhatsApp)