Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Auditor do TCE/TO lança livro sobre o Controle Interno na administração pública

Auditor do TCE/TO lança livro sobre o Controle Interno na administração pública

63 Visualizações
Publicado: 25 de março de 2014 - Última Alteração: 25 de março de 2014

Tamanho da Fonte

Lançamento será nesta quinta, 27, às 17h, no pátio do TCE.

Equilibrar o orçamento é um trabalho que todo o cidadão faz no dia a dia. Afinal, cada um precisa pagar as contas sem extrapolar o valor do salário que recebe mensalmente. Essa administração das despesas pode ser comparada ao trabalho do Controle Interno nos órgãos públicos, pois cabe a esse importante departamento auxiliar as instituições, com o objetivo de prevenir erros e evitar problemas para a administração pública e, consequentemente, para o cidadão.

Pensando nisso, o auditor do Tribunal de Contas do Tocantins, Orlando Alves da Silva, escreveu o livro “Controle Interno na Administração Pública – Orientações técnicas para implantação e operacionalização.” A publicação traz desde a história até modelos de projetos para a criação do sistema do Controle Interno, passando pelas orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, gestão de recursos públicos, entre outros tópicos.

Para o autor, o objetivo é levar orientações ao gestor público, “para que ele possa exercer as atividades administrativas e gerenciar de forma efetiva, fazendo o bom uso do dinheiro público em prol da sociedade”, explica o auditor.

O livro será lançado nesta quinta-feira, 27, às 17h, no pátio externo do TCE/TO. O lançamento faz parte das comemorações alusivas aos 25 anos da Corte de Contas tocantinense. “Este é o primeiro livro técnico publicado por um membro do Tribunal e isso acontece em um momento muito importante, o do Jubileu de Prata da Instituição”, afirma o presidente do TCE, conselheiro José Wagner Praxedes.

A obra será vendida ao preço simbólico de R$ 20,00 e o valor arrecadado no dia do lançamento será doado para as obras assistenciais do Mosteiro de Maria Imaculada e de São Bento, em Palmas.