Atricon realiza segunda reunião de Diretoria em Aracaju

Tamanho da Fonte
Conselheiros do TCE Tocantins participam de discussões da Associação
Membros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil se reuniram, nesta terça-feira, 18, em Aracaju (SE), para a segunda reunião da Diretoria da Atricon em 2024. O evento, que ocorreu no formato híbrido, fez parte do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO). O presidente do TCETO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves e o corregedor, Severiano Costandrade, participaram da reunião.
A aprovação do Plano de Gestão, as discussões sobre o Plano Nacional da Transparência Pública (PNTP) e o Marco de Medição dos Tribunais de Contas (MMD-TC), além da realização do I Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos TCs marcaram o encontro. As questões de igualdade de gênero, raça, e a Nota de Repúdio ao Projeto de Lei (PL) 1904/2024 também foram destaque.

O presidente da Atricon, Edilson Silva (TCE-RO), lembrou que o Plano de Gestão havia sido previamente discutido e expressou sua gratidão pelo engajamento dos 33 TCs do país na integração dos Grupos de Trabalho da Atricon. “O comprometimento e a participação ativa dos Tribunais são fundamentais para o sucesso de nossos projetos e para a modernização dos processos de trabalho,” afirmou.
A auditora do TCE-MT e assessora da Atricon, Risodalva Castro, apresentou o plano com melhorias para otimizar o impacto dos projetos e atividades, resultados e benefícios dos TCs. Ela também abordou os esforços de integração com outras entidades e redes do Sistema TCs, além da estratégia de comunicação, e também o I Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos TCs, tema no qual o vice-presidente executivo da Atricon, Joaquim de Castro, tem se dedicado.

A conselheira Susana Azevedo, presidente do TCE-SE e anfitriã do evento, falou sobre a auditoria operacional da Rede Integrar, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável com igualdade de gênero. “Estamos trabalhando junto com os outros tribunais para melhorar a participação feminina em todas as instâncias de poder”, mencionou. Ela enfatizou, ainda, a importância de levantar dados que possibilitem aumentar a presença feminina em posições de liderança.
Também compôs a pauta o acordo de cooperação entre a Abracom e Atricon, a atualização do apoio dos TCs ao Rio Grande do Sul e do Plano Plurilateral. A reunião contou com a participação de conselheiros de diversos estados, tanto presencialmente quanto online.
Lista de participantes da reunião da Atricon:
André Clemente Lara de Oliveira (TCDF)
André Luiz de Matos Gonçalves (TCE-TO)
Antonio Gilberto de Oliveira Jales (TCE-RN)
Carlos da Costa Pinto Neves Filho (TCE-PE)
Cezar Miola (TCE-RS)
Edilson de Sousa Silva (TCE-RO)
João Antônio da Silva Filho (TCM-SP)
Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO)
Marco Antônio Lopes Peixoto (TCE-RS)
Milene Dias da Cunha (TCE-PA)
Naluh Maria Lima Gouveia (TCE-AC)
Odilon Inácio Teixeira (TCE-PA)
Otávio Lessa de Geraldo Santos (TCE-AL)
Rafael Sousa Fonsêca (TCE-SE)
Saulo Marques Mesquita (TCE-GO)
Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES)
Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE-TO)
Susana Maria Fontes Azevedo Freitas (TCE-SE)
Telmo de Moura Passareli (TCE-MG)
Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCM-RJ)
Fotos: TCE-SE