Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos do ensino médio visitam o TCE e realizam simulado de audiência

Alunos do ensino médio visitam o TCE e realizam simulado de audiência

325 Visualizações
Publicado: 7 de dezembro de 2022 - Última Alteração: 7 de dezembro de 2022

Tamanho da Fonte

Alunos conheceram a estrutura e como funciona a Corte por meio do Programa Bem-vindo ao Tribunal

Um grupo de alunos do colégio Interação de Palmas do 1º e 2º anos do ensino médio visitou o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) nesta terça-feira, 6 de dezembro. A visita fez parte do Programa Bem-Vindo ao Tribunal que tem como objetivo dar para o público externo a oportunidade de conhecer o trabalho da Corte a aproximar ainda mais o TCE da sociedade.

Os alunos, professores, coordenadores e a diretora, foram recebidos no hall do Edifício sede pela Assessora de Comunicação, Dhenia Gerhardt e pelo Técnico de Controle Externo Paulo Marcos Pinto de Souza. O primeiro compromisso dos visitantes foi no Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), que é a escola do TCE. Depois, os alunos foram conhecer a Biblioteca  Conselheiro José Ribamar Meneses.

Eles foram recebidos pela chefe de Divisão Josefa Wieczorek, que explicou como a biblioteca nasceu em 1991, através do ex-conselheiro homenageado com seu nome no espaço de leitura. Josefa disse também aos visitantes que além dos servidores da Corte, a biblioteca atende também o público externo e é uma forma de adquirir conhecimentos.

Em seguida, os alunos foram conhecer o Memorial TCE onde se encontra a história do Tribunal de Contas desde os primeiros momentos quando Miracema foi Capital do Estado em 1989. Essa história foi contada por Paulo Marcos.

Na sala anexa ao Plenário do prédio Ruy Barbosa, os alunos assistiram um breve vídeo sobre o papel do Tribunal, além de uma palestra do Auditor de Controle Externo Buenã Porto Salgado, que explicou como funciona na prática a fiscalização e controle dos recursos públicos nas esferas estadual e municipal. Logo em seguida, os visitantes conheceram o Plenário Antônio Gonçalves Filho, onde acontecem as sessões. De volta à sala anexa, os estudantes simularam uma audiência de instrução, atividade própria do colégio.

Foram 25 alunos que participaram da visita. A professora Solimar Ferreira explicou que o grupo faz parte das Trilhas formativas que desperta a vocação do estudante. A aluna do 1º ano Mariana Cechetti disse que não tinha ideia como funcionava o Tribunal de Contas e a agora tem noção de como funciona a fiscalização e o controle dos recursos públicos. A mesma opinião é compartilhada por Ana Beatriz Quirino, também do 1º ano. Ela voltou entendendo as funções da Corte de Contas.

A diretora do colégio Helena Andrade, agradeceu a oportunidade dada pelo Tribunal de Contas em abrir as portas para a comunidade escolar. Ela destacou a visita como uma forma de despertar nos jovens o princípio da honestidade. “Nós estamos preparando essa geração porque no futuro eles serão nossos dirigentes em várias áreas e o Tribunal de Contas está cumprindo um papel importantíssimo nesse aspecto”, concluiu.