Alegria contagiante marca entrega dos presentes doados pelo TCE para o “Papai Noel dos Correios”
Tamanho da Fonte
Mais de 400 cartinhas foram adotadas pela Corte; estudante ganha cadeira de rodas nova
Mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) fez a alegria de centenas de crianças na campanha Papai Noel dos Correios. Os contemplados foram os alunos da Escola Municipal de Porto Nacional, Jacinto Bispo Arantes, no Distrito de Luzimangues. Com muita alegria, brilho nos olhares e cheios de expectativas, os alunos receberam o Papai Noel e a Mamãe Noel que entregaram mais de 400 presentes nesta terça-feira, 13 de dezembro.
Entre esses presentes, um muito especial, o do garoto Miguel Ferreira de Carvalho, 9 anos, aluno da 2ª série do ensino fundamental. Ele é cadeirante, nasceu com hidrocefalia (acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro) e na cirurgia ficou com paralisia cerebral. Miguel perdeu a mãe para o vírus da Covid-19 há um ano e só tem o pai para cuidar dele, o vendedor Peterson Ferreira de Carvalho. O garoto ganhou uma cadeira de rodas nova, já que a dele estava velha e muito apertada.
O presente foi um pedido de toda comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores e o gestor da escola). A cartinha enviada ao Papai Noel pelos Correios foi redigida pela professora Alziram Morais de Oliveira. A história do Miguel comoveu os servidores do gabinete da Presidência do TCE que se mobilizaram e compraram uma cadeira de rodas nova e que vai permitir mais conforto e acessibilidade a criança.
O pai, ficou emocionado com o presente e agradeceu muito a escola e aos servidores do TCE que fizeram a doação. Ele contou que mora em Luzimangues há um ano, vindo de São Paulo e que ficou surpreso com a solidariedade de todos. “Vai me ajudar muito no cuidado com ele, já que a atual cadeira dele está velha e não estava mais cabendo meu filho”, comemorou o vendedor.
A professora Alziram Morais de Oliveira disse que a ideia de pedir uma cadeira de rodas partiu dos colegas. “Eu redigi a carta porque o Miguel não escreve e fiquei na dúvida se o Papai Noel ia atender. Para mim, foi uma grata surpresa presenciar esse momento de muita emoção, não só para ele e o pai, mas também para todos que se envolveram nessa campanha. Só tenho que agradecer aos Correios e principalmente aos servidores do TCE”, concluiu.

Para o gestor da escola Roberto de Sousa, ações como esta ressuscitam o sonho da criança de acreditar em Papai Noel. Ele também agradeceu a todos os envolvidos na campanha. “Foi uma alegria muito grande ver essas crianças com o sorriso estampado no rosto e tendo a certeza que Papel Noel não esqueceu de ninguém”.
No total, o TCE entregou mais de 400 presentes entre brinquedos, roupas, calçados, mochilas, bolsas e material escolar. As doações foram feitas pelos conselheiros, servidores e estagiários do Tribunal de Contas que, em mais um ano, não mediram esforços para participarem da campanha Papai Noel dos Correios.
Entrega aos Correios
A cerimônia de entrega oficial dos presentes aos Correios aconteceu momentos antes da chegada a Escola Jacinto Bispo Arantes, no hall do Edifício Sede do TCE/TO, com as presenças do Presidente da Corte, Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, do superintendente dos Correios no Tocantins, Roberto Wiliam de Farias, o coordenador da Campanha nos Correios, Juciclei Mourão, o presidente do Sindicato dos Servidores do TCE (Sinstec), Seledônio Lima Júnior, do servidor dos Correios Daniel Pereira Martins, que atuou como Papai Noel e Renata Cláudia Paes, a Mamãe Noel.
O Presidente do TCE/TO reforçou a importância da parceria com os Correios e destacou que todos os servidores da casa estão sempre dispostos a servir, principalmente, os mais necessitados. Napoleão Luz agradeceu cada um dos servidores que se envolveram na campanha e desejou feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações à todos do Tribunal, dos Correios e às famílias das crianças que foram presenteadas.
Em sua fala, o superintendente do Correios, Roberto Wiliam, ressaltou a ação do TCE em se empenhar na campanha, sendo um dos maiores parceiros em todas as edições. As palavras do coordenador Juciclei Mourão foram de agradecimento. Ele destacou que a campanha já dura 33 anos e a cada edição aumenta o número de sonhos realizados das centenas de crianças que têm os pedidos atendidos.
O presidente do Sinstec, Seledônio Lima, enfatizou que as doações foram de coração demonstrando a sensibilidade e solidariedade dos servidores. “Na realidade, quem ajuda, sempre será ajudado. O perfume fica nas mãos de quem oferece rosas”, poetizou.


















