Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Acadêmicos do curso de Gestão Pública do IFTO Gurupi visitam o Tribunal de Contas

Acadêmicos do curso de Gestão Pública do IFTO Gurupi visitam o Tribunal de Contas

664 Visualizações
Publicado: 6 de dezembro de 2023 - Última Alteração: 11 de dezembro de 2023

Tamanho da Fonte

Na oportunidade, eles aprenderam sobre as funções da Corte e visitaram o Memorial do TCE

Os acadêmicos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Gurupi, visitaram na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, as dependências do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do órgão e suas funções no dia a dia da sociedade. Além disso, reviveram momentos históricos na visita ao Memorial do TCE e a Exposição Fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”. 

Durante o tour pelo Tribunal, os alunos aprenderam sobre a importância da Ouvidoria como instrumento de Controle Social e suas atribuições na realização de denúncias ou elogios. O assessor Gilson Pereira dos Santos, lotado na Ouvidoria, foi quem conversou com os alunos.

Ainda no contexto do Controle, mas o Externo, atividade-fim da Corte, o diretor-geral da área, Dênis Luciano Pereira Araújo, conversou com os acadêmicos e explicou sobre o papel indutor do Tribunal de Contas na implementação, reformulação e melhorias de políticas públicas, destacando a mudança de concepção de que a Corte não se resume a julgar contas. Ele complementou ainda que o TCE contribui de maneira mais ativa na melhoria da prestação de serviços que é oferecido a sociedade. Além disso, ressaltou os trabalhos realizados dentro do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância e do projeto Mãos à Obra.

Como parte da visita, os acadêmicos acompanharam parte da sessão do Pleno por videoconferência, onde foram citados, pelo presidente da Corte, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves. Na sequência, o chefe de gabinete do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/TO), George Washington da Silva Bernardes, falou da atuação do MPC e suas obrigações. O servidor Antônio de Pádua recepcionou os estudantes na biblioteca, onde mostrou diversos exemplares de livros que compõem o acervo.

A servidora Claudete Ferreira e o técnico de Controle Externo Paulo Marcos de Souza Pinto, acompanharam os professores do IFTO Antônio Carlos Gomes Rego, Elaine Leite Costa, Jheffersom Donner e mais de 10 alunos durante toda a visita aos prédios da Corte.