Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > TCE/TO sedia posse da nova superintendente regional da Controladoria-Geral da União

TCE/TO sedia posse da nova superintendente regional da Controladoria-Geral da União

671 Visualizações
Publicado: 5 de junho de 2023 - Última Alteração: 6 de junho de 2023

Tamanho da Fonte

Simbolizando a cooperação interinstitucional no estado do Tocantins, presidente da Corte prestigia solenidade de posse

 A Auditora federal de Finanças e Controle, Isa Mary de Carvalho Lima, tomou posse no cargo de superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Tocantins em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 5, às 14h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). A posse foi oficializada pelo secretário executivo adjunto da Secretaria Executiva da CGU, Cláudio Torquato, representando o ministro Vinícius Marques de Carvalho. Também prestigiou a posse, a Ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza.

Em seu discurso, Isa Mary agradeceu ao presidente do TCE/TO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, e ressaltou a parceria e cooperação institucional entre os órgãos de controle. A nova superintendente também destacou a importância das ações da Controladoria e do Tribunal de Contas com foco na transparência e no combate à corrupção. “Assumir a superintendência da CGU no Tocantins é uma grande honra. Primeiro pela lembrança do meu nome e pela confiança, segundo por ser a primeira mulher a assumir esse cargo na regional aqui”, disse Isa Mary emocionada.

O presidente do TCE/TO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves destacou a simplicidade e consciência da nova superintendente, valorizou ações de parceria entre CGU e Tribunal de Contas e deu as boas-vindas desejando êxito no cargo de superintendente.

A Ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza, parabenizou Isa Mary ressaltando a importância da presença das mulheres nos órgãos de Controle. Por sua vez, o secretário executivo da CGU, em Brasília, Cláudio Torquato, falou do enfrentamento à corrupção citando quatro pilares que são: fiscalização; ouvidoria, acesso à informação e correição.

CGU

A Controladoria-Geral da União é o órgão do governo federal responsável pela defesa do patrimônio público e pelo incremento da transparência na gestão pública, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria e prevenção e combate à corrupção. 

A CGU também exerce, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o sistema de controle interno, o sistema de correição, o sistema de ouvidoria e o sistema de integridade pública do poder executivo federal, prestando a orientação normativa necessária.

A CGU, por intermédio de sensibilização e capacitação sobre participação social, incentiva a população para a observância do cumprimento dos dispositivos legais da administração pública; e a sociedade, por sua vez, se mobiliza e denuncia. Assim, a CGU tem papel importante no fomento permanente à participação social, a fim de que os cidadãos entendam e tenham mais proatividade no controle dos gastos públicos e assumam a condição de coautores da gestão pública.