TCE/TO institui comissão para desenvolver novas metodologias do GesPública

Tamanho da Fonte
Reunião com os membros ocorreu nesta quinta
Em reunião realizada nesta quarta, 18, o TCE/TO deu inicio ao desenvolvimento das avaliações a serem executadas conforme o GesPública, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. A reunião ocorreu com o objetivo de sensibilizar os membros da comissão formada através da Portaria n° 876/2013.
A reunião contou com a presença de membros e servidores do Tribunal, além do Secretário Executivo do Núcelo do GesPública do Tocantins, Pedro Hamilton. Ele salientou que a estratégia do Programa é mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira.
Assim, para atingir o modelo de excelência, a instituição passa por uma auto-avaliação, e depois busca estratégias para alcançar melhores pontuações do nível de 0 a 1000 pontos. Sete critérios são avaliados, são eles: Governança; Estratégia e Planos; Público-alvo; Interesse público e cidadania; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos.
A Comissão fará a avaliação, tendo como meta 60 dias de prazo. Depois disso, será apresentado um relatório com as avaliações para o Núcleo do Gespública. A Comissão tem a coordenação do Conselheiro Manoel Pires, e como gerente de meta, a assessora de planejamento do TCE, Márcia Cristina Gonçalves, e conta ainda, com sete mediadores, e demais membros. A Comissão irá se reunir semanalmente.
GesPública
O GesPública é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.