TCE/TO inicia tratativas para implantação de painel de preços para ajudar nas fiscalizações

Tamanho da Fonte
Videoconferência tratou do assunto com professores da UFPB e auditor do TCE-PB
Buscar novos meios de fiscalização e acompanhamento dos gastos públicos utilizando a tecnologia como aliada é uma das frentes de trabalho da atual gestão do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), para dar mais celeridade nas ações e mecanismos que possam contribuir no dia a dia de seus servidores e também da população com o Controle Social.
Pensando em tudo isso, nesta sexta-feira, 24, aconteceu uma reunião, por meio de videoconferência, entre membros e técnicos do TCE/TO, do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para que fossem apresentadas ferramentas que permitem o acompanhamento da emissão de notas fiscais por parte da administração pública e de seus fornecedores, assim como um painel de referência, com cotações de preços baseadas em valores praticados pelo mercado, com produtos que são adquiridos por órgãos, como por exemplo, remédios.
A reunião, que contou com a participação do presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, do auditor de contas públicas do TCE-PB, Josedilton Alves Diniz, foi conduzida pelos professores da UFPB e criadores dos sistemas, Aléssio Almeida e Hilton Martins. A ferramenta que já é utilizada pelo tribunal paraibano, ajuda não só o órgão de controle, mas também a população que pode acompanhar as movimentações da administração pública.
“São ferramentas que permitem buscas direcionadas por municípios, produtos e até mesmo pela referência da nota fiscal. É um banco de dados com milhares de informações que podem colaborar com o controle externo”, afirmou o professor Aléssio Almeida. O auditor da Paraíba Josedilton Diniz, reforçou que “as ferramentas trouxeram um ganho extraordinário para a fiscalização do TCE-PB”.
O presidente Severiano ficou satisfeito com a apresentação das ferramentas e agradeceu a parceria com o TCE-PB e a UFPB. “Nossas tratativas para fecharmos o acordo de cooperação entre as instituições já está em fase avançada. Com certeza vamos analisar este produto e sugerir adaptações necessárias à nossa realidade para que possamos num futuro próximo utilizar na Corte tocantinense mecanismos como o que foi apresentado”, enfatizou o conselheiro.
Presentes
Participaram ainda da reunião, a diretora-geral do Controle Externo, Dênia Maria Luz; o coordenador da Comissão de Integração dos Sicaps, Jonatas Soares Araújo, diretor de Informática, Francisco de Assis Júnior; e o chefe de gabinete da presidência, Marcelo Olímpio.