Soteropolitanos avaliam positivamente edição do CidadaniAtiva

Tamanho da Fonte
A coordenação do projeto CidadaniAtiva divulgou os números do encontro realizado recentemente em Salvador, BA. Assim como a primeira edição, ocorrida na capital tocantinense, o evento em terras baianas foi considerado sucesso de público e conteúdo. “O projeto teve início em Palmas e esta foi a primeira vez que extrapolamos os limites do nosso Estado. Foi uma grande satisfação ver tantos jovens engajados. É a confirmação de que estamos no caminho certo”, destacou a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho, idealizadora do CidadaniAtiva.
Estudantes, professores e servidores públicos lotaram o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 30 de novembro. O encontro foi promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), com o objetivo de discutir a educação brasileira e fomentar o protagonismo juvenil na política.
Números
Dos 350 jovens soteropolitanos que participaram desta etapa, 54,6% responderam questionários sobre a efetividade da ação. 81% destes jovens, acharam excelentes os temas das palestras. Dados sobre idade, interesse nos temas “cidadania, política, e democracia”, também foram coletados.
A idade média dos jovens participantes é de 19 anos, sendo que 56% sabem o que é representação estudantil, mas nunca se envolveram. A pesquisa demonstra que 42% daqueles participantes têm interesse nos temas “cidadania, política, e democracia”, mas para 33% as discussões acontecem apenas por meio de disciplinas que abordam esses temas e não em atividades práticas. Debates e palestras são o espaço para discussão desta natureza para 28% destes jovens.
Clique aqui e veja o relatório completo.
Convidados
Durante o encontro de Salvador, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da ex-moradora da periferia de São Paulo, Tabata Amaral. Formada em Harvard, ela integrou o grupo de jovens que se reuniu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Também foi a oportunidade de conversar com o mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard, José Frederico de Lyra, coordenador nacional do movimento Acredito.
Já na edição de Palmas, que marcou a estreia do projeto em 19 de outubro, os jovens bateram um papo com Felipe Oriá, mestre em políticas públicas pela Harvard e co-fundador do movimento Acredito e com o jornalista João Vilaverde, que acumula no currículo passagens pelas maiores redações de jornais do Brasil, além da própria Tabata Amaral.