Servidores do TCE/TO participam de capacitação e apresentam trabalhos sobre auditorias operacionais

Tamanho da Fonte
Eventos acontecem no TCE e TCM do Rio de Janeiro
Servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) seguem se capacitando para melhor desenvolver os trabalhos de Controle Externo no dia a dia e também, apresentado resultados de ações que deram certo na Corte para servir de exemplo para outros tribunais.
A auditora e Diretora da Quarta Diretoria de Controle Externo, Dênia Maria Luz, a técnica de Controle Externo Karin Thatiana Dias, e a assessora Raphaela Bandeira, participaram do curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, no Rio de Janeiro. A capacitação é promovida pela Atricon em conjunto com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), CNPTC, IRB e Abracom. As atividades começaram na segunda-feira, 4, e terminam nesta quarta-feira, 6 de setembro.
O presidente do TCMRio e do CNPTC, Luiz Antonio Guaraná, afirmou que é necessário mensurar os benefícios gerados pelo trabalho desenvolvido pelo Sistema de Controle Externo. “É preciso fazê-lo, dar boas notícias sobre o setor público. E, assim, demonstrar com embasamento em dados concretos o que se pode realizar com o Programa de Quantificação de Benefícios”.

A relevância da adoção de uma metodologia única para aferir os resultados gerados pela atuação dos Tribunais de Contas foi ressaltada pelo presidente da Atricon, Cezar Miola. “É uma oportunidade ímpar para fins de organização e de sistematização das informações sobre os resultados alcançados”, observou. A elaboração do Manual de Quantificação de Benefícios (MQB), experiência desenvolvida durante a gestão do conselheiro Fabio Nogueira na Atricon, com a participação do conselheiro Felipe Puccioni (TCMRio).
O objetivo da capacitação é oferecer, a partir da experiência do TCMRio, conhecimentos técnicos e práticos para mensuração dos resultados gerados pela atuação dos órgãos de controle com base na metodologia MQB editado pela Atricon.
Entre os resultados esperados com a aplicação do MQB estão a aferição do nível de efetividade dos TCs; a identificação de subsídios para a tomada de decisões estratégicas, além da demonstração à sociedade dos efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.
Auditoria Operacional na Prática
A auditora de Controle Externo e responsável pela Coordenadoria de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Lígia Cássia Braga, participou do evento “Auditoria Operacional na Prática: Algumas experiências”, no auditório da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 4 de setembro.

Na ocasião, Lígia compartilhou com os demais presentes no evento sua palestra sobre “Auditoria e Celebração de TAGs no TCE/TO”, onde destacou os trabalhos já realizados no Tocantins que tiveram êxito nos resultados, com a participação direta da Corte de Contas. A auditora também participou de um painel chamado “Diálogos”, que contou com a presença de servidores do TCU e mais quatro Tribunais de Contas.
Com informações da Atricon
Foto do conselheiro Antonio Guaraná: Giuliano Nasser (TCE-RJ)