Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Rodas de Conversa do Setembro Amarelo começam na terça-feira,10

Rodas de Conversa do Setembro Amarelo começam na terça-feira,10

35 Visualizações
Publicado: 5 de setembro de 2019 - Última Alteração: 5 de setembro de 2019

Tamanho da Fonte

Campanha do TCE/TO tem foco na conscientização da necessidade do diálogo sobre o suicídio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e é nessa data que começa o ciclo de Rodas de Conversa entre membros, servidores e terceirizados do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), promovido pela Diretoria de Recursos Humanos, por meio do Programa de Qualidade, em alusão à campanha Setembro Amarelo #TamoJunto Pela Vida. A primeira roda de conversa acontecerá entre os servidores das diretorias de Recursos Humanos, Controle Interno, Controle Externo e Memorial. 

 

As Rodas de Conversa serão coordenadas pela psicóloga Janaina Rodrigues Araújo, da Coordenação de Saúde do Tribunal, com o objetivo de conscientização da necessidade de abrir o diálogo sobre suicídio entre as pessoas nos grupos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Para Janaína, as redes sociais camuflam uma falsa comunicação entre as pessoas e explica que “a nossa presença nessas mídias dá uma impressão de que estamos nos comunicando, mas diálogo é mais que isso”, alerta a psicóloga. 

 

Segundo ela, “é necessário que as pessoas abram espaço para as outras, conversando, sem julgamentos e demonstrando estar presente e interessado no outro, e é isso que as rodas de conversa propõem”, justificou. O projeto busca a construção de medidas para discutir o tema, deixando de lado os tabus que envolvem o suicídio. 

 

Estatísticas

 

Em 2018, um estudo da OMS mostrou que anualmente cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, sendo a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade e classifica o suicídio como uma questão de saúde pública. No Brasil, só em 2014, quase 2 mil jovens nessa faixa etária tiraram suas vidas. 

 

Junto às estatísticas, o estudo da OMS revela que muitas vezes, o suicídio é evitável, já que mais de 90% dos casos estão associados a questões de saúde mental. Em 36% das vítimas de suicídio, existe o diagnóstico da depressão e principal causa do problema. 

 

Número de apoio 

 

Desde domingo, 1º de setembro, o número 188 passou a valer para todo o território nacional como telefone de apoio para quem precisa falar com alguém no momento que pensa em cometer suicídio. 

 

Cronograma 

 

programação geral