Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Presidente do IBRAOP orienta servidores sobre licitação em obras públicas

Presidente do IBRAOP orienta servidores sobre licitação em obras públicas

37 Visualizações
Publicado: 9 de agosto de 2018 - Última Alteração: 9 de agosto de 2018

Tamanho da Fonte

Participam do evento profissionais de engenharia e arquitetura das gestões municipais e estadual

 

O presidente do Instituto Brasileiro de Auditorias de Obras Públicas (IBRAOP), Pedro Jorge Rocha de Oliveira, abriu a série de palestras do Seminário de Auditoria de Obras Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO, na manhã desta quinta-feira, 9. O evento segue até a tarde desta sexta-feira, 10.

Pedro Jorge apresentou orientações técnicas do Instituto e chamou a atenção dos participantes, servidores públicos estaduais e municipais que atuam nas áreas da engenharia e arquitetura, para um item obrigatório previsto na Lei de Licitações 8666/93, o Projeto Básico. “É o elemento mais importante da execução de uma obra pública”, destacou o presidente.


O presidente do IBRAOP também falou da relevância de eventos como esse, com alcance até no combate à corrupção. Pontuou que os profissionais têm que agir com ciência do que é correto e desenvolver suas funções de acordo com o que exigem as normas. “É necessário assumir responsabilidade efetiva técnica, “como por exemplo não assinar documentos que não condizem com a realidade. Acredito que nós vamos reduzir sim os problemas até de corrupção”.


O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, elogiou o trabalho do IBRAOP e pontuou que o Tribunal de Contas tem trabalhado em parceria com o Instituto. Relatou que a sua gestão busca sempre o fortalecimento do serviço de engenharia e fiscalização de obras.

 DSC0025

O coordenador de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/TO, Flávio Brito, explicou que o seminário se propõe a repassar as orientações técnicas na área de obras públicas para evitar problemas verificados de maneira geral, como ausência de planejamento e projetos deficitários.


“As orientações técnicas servem de referência tanto para os Tribunais de Contas, como entes públicos na hora de licitar e contratar quanto para as empresas privadas que têm que observar esses critérios na hora de executar”, frisou o coordenador.

De acordo com a programação, na parte da tarde haverá apresentação de aspectos da Nova Lei de Licitações e outas temáticas.

 DSC0129