Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Gestores do Sul do estado discutem a importância do Planejamento

Gestores do Sul do estado discutem a importância do Planejamento

75 Visualizações
Publicado: 21 de agosto de 2013 - Última Alteração: 21 de agosto de 2013

Tamanho da Fonte

 

“Temos que planejar para que possamos saber onde queremos ir”. As palavras do coordenador de programas estratégicos da Secretaria Estadual do Planejamento (SEPLAN), Antônio José Guerra, serviu de alerta para os participantes do encontro “Planejando o Desenvolvimento Regional”, realizado nesta terça-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Gurupi.

 

A reunião, promovida pelo Conselho Regional de Economia (CORECON), em parceria com a SEPLAN, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Sebrae e Tribunal de Contas (TCE/TO), é a terceira de uma série de quatro encontros que pretendem expor a importância do planejamento para o desenvolvimento dos municípios do Estado. O público-alvo são prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários municipais.

 

foto 10

 

 

O prefeito da cidade sede, Gurupi, Laurez Moreira, abriu o evento e destacou as potencialidades da região e a necessidade de ações planejadas. Na sequência, o presidente do CORECON, Francisco Viana, falou mais sobre essa ferramenta de desenvolvimento e ressaltou: “com projetos bem elaborados é possível captar recursos e realizar importantes ações nos municípios”. Viana apresentou, ainda, um panorama sobre o IDHM – índice , de cada um dos nove municípios participantes da reunião.

 

O representante da SEPLAN, Antônio José Guerra, também frisou a necessidade da elaboração de projetos de qualidade, sem os quais não é possível conseguir a liberação de verbas públicas. Guerra, destacou a necessidade da melhoria da qualidade do ensino, da formação de profissionais qualificados e dos gestores estarem atentos para aproveitar as oportunidades e antecipar a tomada de decisões.

 

 

 foto 8

 

 

O coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFT, Higino Piti, falou sobre a necessidade de ter uma equipe qualificada para que bons projetos sejam construídos. Destacou a formação proporcionada pela Universidade Federal do Tocantins, onde, a cada ano, graduam-se cerca de quarenta profissionais, todos absorvidos pelo mercado. Segundo o coordenador, o economista pode ser mais bem aproveitado dentro das instituições e sugeriu até uma espécie de cooperação para aproveitar os recém formados em algum projeto específico.

 

O gerente regional do Sebrae, José Carlos Bessa, também enfatizou o profissionalismo. “Cada vez o gestor e sua equipe terão que ter mais conhecimento”. A forma do Sebrae de contribuir para o desenvolvimento é formando pessoas com “cérebros de gestores”. Para encerrar, citou um trabalho desenvolvido atualmente voltado para os gestores públicos municipais, com relação às políticas públicas e com vistas ao fortalecimento da economia local.

 

O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, concluiu as apresentações citando o papel do Tribunal de orientar os gestores para que o dinheiro público seja bem aplicado e beneficie a comunidade. “Para que a sociedade seja efetivamente beneficiada é preciso captar recursos, elaborar e concretizar projetos. Se o município não tiver um bom planejamento, vai ficar estacionado”. Para finalizar, o presidente ainda reforçou o peso de ações bem planejadas: “O gestor não pode se prender só em emendas parlamentares. Tem muitos outros recursos, mas tem que fazer o projeto certo.”

 

 foto 4

Após as falas, houve um momento para tirar dúvidas e trocar experiências entre os presentes.

 

Municípios

Os municípios que integraram o encontro de Gurupi foram: Alvorada, Araguaçu, Cristalândia, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis e Peixe.

 

Encerramento

O encerramento dos encontros será na próxima terça, 27, na Câmara de Dianópolis – Rua Madre Belém, nº 271, Praça Francisco Liberato Póvoa, Centro.

Participarão prefeitos e vereadores das cidades de: Almas, Arraias, Dianópolis, Natividade, Paranã, Silvanópolis e Taguatinga.