Equipe do TCE de Olho retorna à UPA de Gurupi para averiguar soluções apontadas pela fiscalização

Tamanho da Fonte
Primeiro monitoramento foi realizado em março deste ano e encontrou inconformidades no funcionamento da unidade
A equipe do projeto TCE de Olho, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), retornou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi nesta segunda-feira, 26 de maio, para realizar uma visita de monitoramento e verificar se foram cumpridas as orientações emitidas pela 5ª Relatoria da Corte, sob a titularidade da conselheira Doris de Miranda Coutinho. A ação ocorre após a tramitação do relatório elaborado pela Coordenadoria de Auditorias Especiais (COAES), que identificou 17 inconformidades durante a fiscalização realizada em março deste ano, apontando pontos que requerem melhorias na unidade de saúde.
Essas melhorias foram colocadas em um plano de ação, solicitado pelo TCETO à prefeitura de Gurupi. Os servidores analisaram cada ponto desse documento e fizeram a averiguação nos locais onde havia a necessidade de regularização dos serviços e administração da UPA. Com isso, foi constatado que as providências tomadas já estão em curso. “Acredito que obtivemos sucesso na missão. Foi notório o esforço do pessoal para resolver as pendências que apontamos”, destacou Saulo Souza, responsável pela COAES.
Dentre as melhorias os servidores do TCETO constataram que houve aumento no número de médicos; a farmácia, um dos pontos mais críticos verificados na primeira visita, está funcionando melhor, pois colocaram um profissional administrativo para auxiliar o farmacêutico, ampliaram a sala, acrescentaram um computador e trocaram o antigo por um novo que possibilita o uso do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sistema Hórus); passaram a usar etiquetas com catalogação dos medicamentos de acordo com o uso.
Outra melhoria é a implementação do ponto eletrônico para frequência dos profissionais da UPA que está em fase de instalação; foram criados todos os protocolos clínicos que haviam sido solicitados e estão sendo validados pelo Conselho Municipal de Saúde; a ambulância passou por vistoria no Detran e pela adequação do sistema óptico; uma nova sala de estabilização está em estruturação e, para alcançar a totalidade das necessidades de pleno funcionamento da UPA, a gestão apresentou o processo de aquisição do equipamento de gasometria arterial.
A gestão da UPA de Gurupi é feita pela prefeitura em parceria com a Unirg. Para Saulo Souza, o monitoramento feito pelo TCE de Olho teve êxito. “Finalizado o acompanhamento do plano de ação, apresentado pela secretaria municipal de Saúde e pela Fundação Unirg, ambas responsáveis pela gestão da UPA de Gurupi, nós pudemos notar que das 17 inconformidades encontradas, mais de 80% delas foram sanadas e os 20% restantes estão em fase de conclusão. Esperamos que a população que utiliza os serviços da UPA tenha, de fato, o atendimento de qualidade necessário”, ressaltou Saulo.
O presidente da Fundação Unirg, Thiago Miranda, que acompanhou a verificação do plano de ação apresentado, destacou o projeto TCE de Olho como auxiliar da boa gestão. “Esse projeto é muito importante para nós, gestores, para nos auxiliar no planejamento e execução dos protocolos e prestar um melhor serviço à população”, disse Thiago.