Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Diretrizes de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas são apresentadas no I CNCTC

Diretrizes de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas são apresentadas no I CNCTC

337 Visualizações
Publicado: 15 de fevereiro de 2023 - Última Alteração: 15 de fevereiro de 2023

Tamanho da Fonte

Documento foi apresentado após dois dias de palestras e painéis sobre o tema

O I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas do país terminou, nesta quarta-feira (15/2). Depois de dois dias de palestras e painéis sobre o tema, foram apresentadas as Diretrizes de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas. (clique aqui e veja as diretrizes)

De acordo com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, a comunicação é instrumento essencial para a concretização do princípio republicano e defesa do regime democrático, em especial para o controle social. “Não podemos falar em controle social, se não contamos com um processo de comunicação efetivamente transparente, dialógico, que oportunize a participação cidadã nos temas de interesse da administração pública”, analisou Miola.

Por isso, ainda conforme o presidente da Atricon, as diretrizes procuram contribuir de maneira clara e objetiva com procedimentos que levem a uma ampliação da transparência pública no âmbito das Cortes de Contas: “e que sirvam também de referencial para o conjunto dos poderes, órgãos e entidades sujeitos à fiscalização dos tribunais de contas brasileiros”, concluiu o presidente da Atricon.

As Diretrizes de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas foram apresentadas, como última atividade do I CNCTC, pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon, conselheiro do TCE/PE, Valdecir Pascoal, com a participação da presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), Alessandra Lessa, do presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, e mediação da jornalista da assessoria de comunicação da Atricon, Priscila Oliveira.

A jornalista explicou o funcionamento do GT de Comunicação da Atricon, fundamental na elaboração das diretrizes e também na divulgação de notícias oriundas das cortes de contas brasileiras. “Representantes dos setores de comunicação dos TCs e do Sistema Tribunais de Contas se reúnem semanalmente para mapear pautas com repercussão nacional, especialmente de estímulo às boas práticas realizadas por cada tribunal”, afirmou.

Pascoal relacionou as principais diretrizes formuladas esclarecendo que elas se baseiam nos resultados de pesquisas acadêmicas, na legislação relacionada à área, princípios definidos pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), contribuições que resultam do conhecimento e da experiência dos integrantes das assessorias de comunicação dos órgãos de controle, representados no Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon, e nos debates gerados durante o l CNCTC.

Políticas de informação

Entre os vários assuntos abordados no Congresso, um deles foi o painel “Políticas de informação e comunicação digital”, ministrado pelo presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, na terça-feira (14), que destacou em sua fala, a defesa das fontes confiáveis. A mediação foi feita pelo conselheiro do TCE Pernambuco, Valdecir Pascoal, e pela assessora de comunicação do TCE Tocantins, Dhenia Gerhardt.

Congresso

O I CNCTC é uma promoção do TCE/SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Conta com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).