Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Dianópolis recebe o Programa Agenda Cidadã

Dianópolis recebe o Programa Agenda Cidadã

78 Visualizações
Publicado: 25 de abril de 2013 - Última Alteração: 25 de abril de 2013

Tamanho da Fonte

A cidade polo foi a quinta a receber as equipes do TCE/TO e do Sebrae para um dia inteiro de orientações sobre a aplicação do dinheiro público

Prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários de 26 municípios do estado tiveram um compromisso nesta quinta-feira, 25, em Dianópolis, sudeste do Tocantins: participar do programa Agenda Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado, que este ano, conta com a parceria do Sebrae.

A programação, no auditório do colégio João de Abreu, foi acompanhada por mais de 200 servidores públicos e representantes da comunidade, que, logo na abertura, se emocionaram com a apresentação do grupo “Os Trovadores do Duro”, composto por moradores de Dianópolis.

O prefeito de Arraias, Cacildo Vasconcelos, falou em nome dos demais representantes do poder executivo dos municípios que integram a regional. Ele parabenizou a iniciativa ao destacar que os prefeitos necessitam da orientação. “Entendo que os 139 prefeitos querem fazer um bom trabalho. O erro acontece, muitas vezes, por desconhecimento e não por má-fé”.

O presidente do TCE, conselheiro José Wagner Praxedes, também salientou a importância dessa mobilização preventiva, benéfica tanto para o gestor público quanto para a sociedade. Ao ler uma mensagem motivadora, demonstrou como o trabalho de cada um pode resultar em uma grande transformação social. Ainda frisou a necessidade dos gestores seguirem corretamente o que diz a lei. “Não adianta tentar fazer de outra forma, pois o maior prejudicado é o próprio município.” Wagner Praxedes ainda lembrou da questão orçamentária: “Não adianta ter um orçamento de 50 mil reais e gastar 100 mil. Tem que elencar as prioridades e trabalhar de acordo com o orçamento.”

Em seguida, a superintendente do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues falou sobre os benefícios da implementação da Lei Geral de apoio às Micro e Pequenas Empresas, revelando um dado que demonstra a grande atuação desse setor: o aumento de 455% na arrecadação de impostos no país, vindo dos pequenos negócios. A superintendente finalizou ressaltando que é preciso vontade por parte do gestor: “Desenvolvimento se faz, primeiro, com trabalho duro e segundo, por meio de parcerias. A bandeira do desenvolvimento é pesada e não se carrega sozinho.”

 

A conselheira relatora da regional, Leide Maria Dias Mota Amaral, também conversou com os participantes. A conselheira reforçou o papel educativo do TCE/TO e em seguida quis conhecer os participantes do evento. Desta forma, os representantes de todos os municípios presentes foram chamados e puderam se apresentar. A grande maioria atendeu ao chamado do Tribunal e demonstrou o interesse de aprender mais para errar menos.

Também tiveram fala, o procurador-geral de contas, Oziel Pereira dos Santos, e o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Ricardo Eustáquio, que enfatizou o princípio da legalidade a ser seguido na gestão pública: “O gestor só pode fazer aquilo que está na Lei”.

Palestra

O tema da palestra ministrada pelo auditor Orlando Alves da Silva, “Os principais pontos de atuação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins”, prendeu a atenção do público, que aproveitou para esclarecer as dúvidas.

Atendimento

Durante a tarde equipes do TCE/TO, Sebrae, Celtins e Saneatins continuarão no local para fazer o atendimento ao público e esclarecer as dúvidas dos participantes.

Secretaria dianopolis cópia

 

 

Oziel cópia

 

Ricardo Eustáquio cópia