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EM UM ANO ELEITORAL, SEJA EM CASO DE MUDANÇAS NA GESTÃO OU DE REELEIÇÃO, UMA COISA É CERTA: É PRECISO SEGUIR UMA SÉRIE DE NORMAS E CUIDADOS PARA QUE A TRANSIÇÃO DE GOVERNO OCORRA DE FORMA TRANSPARENTE, ÉTICA E SEM PREJUIZO PARA A POPULAÇÃO.
EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA, TAL COMO A CAUSADA PELA COVID 19, UM PROCESSO PROFISSIONAL E EFICIENTE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO COLABORA COM A REGULARIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS E COM A MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS PRESTADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE PARA SOCIEDADE.
É NECESSÁRIO TRABALHO SÉRIO E ÁRDUO PARA GARANTIR AO CIDADÃO A CONTINUIDADE DO ACESSO À SERVIÇOS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL.
COM ISSO, O TRIBUNAL DE CONTAS DO TOCANTINS (TCE/TO) PREPAROU ESSE GUIA PARA ORIENTAR GESTORES SOBRE AS BOAS PRÁTICAS PARA TRANSIÇÃO DE GOVERNO DURANTE A PANDEMIA.
▸ MAS O QUE É TRANSIÇÃO DE GOVERNO?
A TRANSIÇÃO DE GOVERNO OU TRANSIÇÃO DE MANDATO É O PROCESSO QUE CARACTERIZA-SE, SOBRETUDO, POR PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM EXERCÍCIO INFORME AO CANDIDATO ELEITO, AS AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS EM ANDAMENTO, VISANDO DAR CONTINUIDADE À GESTÃO PÚBLICA, PARA QUE O CANDIDATO ELEITO, ANTES DA SUA POSSE, VENHA A CONHECER DADOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À PREPARAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO, PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS À POPULAÇÃO.
O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, POR MEIO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº2 DE 2016, DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS A SEREM ADOTADOS NA TRANSIÇÃO DE MANDATO DE PREFEITURAS E CÂMARAS DE VEREADORES DO TOCANTINS.
▸ E COMO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO É REGULAMENTADO?
- NORMATIVA.
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, EM SEU ARTIGO 18, GARANTE AUTONOMIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA AOS MUNICÍPIOS. POR ESTA RAZÃO, OS MUNICÍPIOS ESTÃO LIVRES PARA REGULAMENTAR PROCEDIMENTOS E MECANISMOS RELATIVOS À SUA GESTÃO, INCLUSIVE NO QUE TANGE AOS ATOS DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO.
A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO É O INSTRUMENTO LEGAL MAIS ADEQUADO PARA FUNDAMENTAR A CRIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E MECANISMOS DE COMANDO DA GESTÃO, SOBRETUDO, OS ATOS REFERENTES À TRANSIÇÃO DE GOVERNO.
SE O MUNICÍPIO NÃO HOUVER REGULAMENTADO A MATÉRIA POR MEIO DA LEI ORGÂNICA, O GESTOR PODERÁ FAZÊ-LO POR DECRETO, DESDE QUE NÃO CRIE DESPESAS OU PROMOVA ALTERAÇÕES DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA.
A REGULAMENTAÇÃO DE DEFINIR AS ROTINAS DE TRABALHO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO E ADAPTÁ-LAS ÀS ESPECIFICIDADES DE CADA MUNICÍPIO EM TERMOS DE: ÁREAS DE ATUAÇÃO PRIORITÁRIAS, DE ESTRUTURA FÍSICA; DE SISTEMAS; DE LEGISLAÇÃO.
▸ E, QUEM SÃO AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA TRANSIÇÃO?
– EQUIPE DE TRABALHO
O SEGUNDO PASSO PARA A TRANSIÇÃO DE GOVERNO É A INSTALAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO, MEDIANTE ATO NORMATIVO ESPECÍFICO DO ATUAL GESTOR DETERMINANDO A ESTRUTURA FÍSICA OU VIRTUAL PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, DATA DE INÍCIO E ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS, FINALIDADES E FORMAS DE ATUAÇÃO.
A EQUIPE DEVE SER COMPOSTA DE MODO PARITÁRIO POR REPRESENTANTES DA GESTÃO ATUAL E DA NOVA GESTÃO, SUGERE-SE 3/3 SERVIDORES.
CABE A ELES INTEIRAR-SE DO FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES QUE COMPÕEM OS PODERES MUNICIPAIS E PREPARAR OS ATOS DE INICIATIVA DO NOVO GESTOR, A SEREM EDITADOS IMEDIATAMENTE APÓS A POSSE.
TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DEVEM SER INDICADOS SEGUNDO CRITÉRIO DE COMPETÊNCIA TÉCNICA, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E CONHECIMENTO EM ÁREAS RELEVANTES TAL COMO: PLANEJAMENTO PÚBLICO; FINANÇAS PÚBLICAS; CONTABILIDADE PÚBLICA; GESTÃO DE PESSOAL; OBRAS, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, POLÍTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL E GESTÃO PREVIDENCIÁRIA E PATRIMONIAL.
EM ESPECIAL, DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES VINCULADOS AO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO.
▸ E, NA PRÁTICA, COMO REALIZAR A TRANSIÇÃO?
A TRANSIÇÃO DE GOVERNO CRIA A OBRIGATORIEDADE PARA O GESTOR PÚBLICO QUE ESTÁ DEIXANDO O CARGO PRESTAR AO NOVO GESTOR TODAS AS INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS RELATIVOS AOS PROGRAMAS E AOS PROJETOS DO GOVERNO, INCLUINDO OS CONVÊNIOS, CONTRATOS DE REPASSE E INSTRUMENTOS CORRELATOS E PRESTAÇÕES DE CONTAS, DE MODO A NÃO PREJUDICAR OU RETARDAR AS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS.
VEJA ALGUNS EXEMPLOS DO QUE NÃO PODE FALTAR:
- LEGISLAÇÃO LOCAL;
- RECEITAS E DESPESAS;
- CONTRATOS E CONVÊNIOS;
- PLANEJAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS;
- PRESTAÇÕES DE CONTAS DE ANOS ANTERIORES;
- DECISÕES E ATOS QUE POSSAM TER REPERCUSSÃO NO FUTURO;
- ASSUNTOS QUE EXIJAM PROVIDÊNCIAS NOS 100 PRIMEIROS DIAS DO NOVO GOVERNO;
- RELAÇÃO DOS ÓRGÃOS, ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS COM OS QUAIS O MUNICÍPIO TEM MAIOR INTERAÇÃO E SUAS JUSTIFICATIVAS;
- LISTA ATUALIZADA DE NOMES, ENDEREÇOS E TELEFONES DOS PRINCIPAIS DIRIGENTES DAS UNIDADES, INCLUINDO DOS SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS DE CHEFIA.
ANOTE AÍ TRÊS QUESITOS FUNDAMENTAIS PARA QUE O LEVANTAMENTO DE DADOS NECESSÁRIOS A TRANSIÇÃO DE GOVERNO ACONTEÇA DE FORMA CORRETA:
- ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA GARANTIR SEGURANÇA E VERACIDADE DOS DADOS;
- CONTABILIZAÇÃO REGULAR E ATUALIZADA, SEGUINDO AS NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO;
- PUBLICAÇÃO OFICIAL DOS ATOS NOS DIÁRIOS OFICIAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA E NOS SICAPS, OS SISTEMAS INTEGRADOS DE CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA, CONFORME NORMATIVA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO TOCANTINS.
E FIQUE ATENTO!
- TRANSPARÊNCIA PÚBLICA É VACINA CONTRA FAKE NEWS.
TEM MAIS!
É A PARTIR DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO GESTOR ATUAL QUE A EQUIPE DE TRANSIÇÃO TERÁ CONDIÇÕES DE DESENVOLVER UM RELATÓRIO CONCLUSIVO SOBRE AS INFORMAÇÕES, DADOS E DOCUMENTOS RECEBIDOS, COM CONCLUSÕES OBJETIVAS EXTRAÍDAS DA RESPECTIVA DOCUMENTAÇÃO NO PRAZO DETERMINADO NO ATO ADMINISTRATIVO. O RELATÓRIO DEVERÁ SER CAPAZ DE SUBSIDIAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA GESTÃO E ORIENTAR O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA OPORTUNIZAR A MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
ESSE RELATÓRIO É IMPORTANTÍSSIMO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS E SERÁ ENCAMINHADO PARA ANÁLISE DO TCE.
IMPORTANTE!
PARA QUEM ESTÁ DEIXANDO O MANDATO, O TCE DESTACA AS SEGUINTES DICAS:
- PROIBA A RETIRADA DE DOCUMENTOS, EQUIPAMENTOS, PROGRAMAS DE COMPUTADOR OU DE OUTROS BENS PÚBLICOS DE QUALQUER SETOR DA PREFEITURA;
- PEÇA RECIBO DE ENTREGA E GUARDE CÓPIAS DOS DOCUMENTOS MAIS RELEVANTES;
- REALIZE TODOS OS REGISTROS CONTÁBEIS PARA QUE AS CONTAS ESTEJAM EM CONDIÇÕES DE SEREM PRESTADAS À SOCIEDADE E AOS ÓRGÃOS DE CONTROLE JÁ NOS PRIMEIROS DIAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE;
- COLABORE ATIVAMENTE PARA O CUMPRIMENTO DO DEVER DE PRESTAÇÃO DE CONTAS;
- - GARANTA A ELABORAÇÃO DE ATAS DAS REUNIÕES, QUE DEVEM SER OBJETO DE AGENDAMENTO E REGISTRO, COM INDICAÇÃO DOS PARTICIPANTES, DOS ASSUNTOS TRATADOS, DAS INFORMAÇÕES SOLICITADAS E DO CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO DAS DEMANDAS APRESENTADAS;
- - OPORTUNIZE QUE AS INFORMAÇÕES PROTEGIDAS POR SIGILO SÓ SEJAM FORNECIDAS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO NA FORMA E CONDIÇÕES PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO;
- - DIVULGUE QUE É VEDADA A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO RECEBIDA PELA EQUIPE DE TRANSIÇÃO PARA OUTRAS FINALIDADES.
FAÇA A SUA PARTE!
E FIQUE ATENTO PARA EVITAR FALHAS E SANÇÕES QUE PODEM OCORRER SE O GESTOR:
- NEGAR O REPASSE DE INFORMAÇÕES E DADOS SOLICITADOS PELA EQUIPE DE TRANSIÇÃO;
- DEIXAR DE PRESTAR O APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO AOS INTEGRANTES DA EQUIPE.
LEMPRE-SE! A PALAVRA DE ORDEM É COOPERAÇÃO.
UMA TRANSIÇÃO DE GOVERNO PROFISSIONAL E EFICIÊNTE GARANTE A CONTINUIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS NECESSÁRIOS À POPULAÇÃO.
ASSIM, GANHA O GESTOR E GANHA O CIDADÃO.
▸ E QUAIS SÃO AS DICAS PARA O INÍCIO DO NOVO GOVERNO?
O NOVO GESTOR, DESDE O INÍCIO DE SUA GESTÃO, DEVE SE INTEIRAR QUANTO AO FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS E/OU ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, BEM COMO CONHECER AS NORMAS VIGENTES QUE REGEM AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS, A FIM DE QUE POSSIBILITEM O MANEJO DOS MEIOS, INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS LEGAIS EXISTENTES PARA GARANTIR A NORMALIDADE, REGULARIDADE E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO, SOBRETUDO, PARA EVITAR A DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA.
PARA TANTO DESTACAMOS AS SEGUINTES PRÁTICAS:
- ADMINISTRATIVA
- RECEBER AS INFORMAÇÕES, DEMONSTRATIVOS, RELAÇÕES E INVENTÁRIOS, EMITINDO RECIBO AO EX-GESTOR, RESSALVANDO QUE O RECEBIMENTO NÃO INDUZ A RESPONSABILIZAÇÃO PELA VERACIDADE E CONSISTÊNCIA DOS DADOS CONTIDOS NOS DOCUMENTOS, OS QUAIS SERÃO OBJETO DE CONFERÊNCIA POSTERIOR E SÓ ENTÃO VALIDADO;
- PROMOVER A ALTERAÇÃO DOS CARTÕES DE ASSINATURA NOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS EM QUE A ENTIDADE MANTENHA CONTA;
- APRESENTAR AS CONTAS REFERENTES AOS RECURSOS ESTADUAIS RECEBIDOS POR SEU ANTECESSOR, QUANDO ESTE NÃO ESTIVER FEITO, OU NA IMPOSSIBILIDADE DE FAZÊ-LO, ADOTAR AS MEDIDAS LEGAIS VISANDO O RESGUARDO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO COM A INSTAURAÇÃO DA COMPETENTE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL, SOB PENA DE CORRESPONSABILIDADE;
- PROVIDENCIAR A CERTIFICAÇÃO DIGITAL, PESSOA FÍSICA, PARA ENCAMINHAMENTO AO TCE-TO DOS DADOS INERENTES AO SICAP/CONTÁBIL;
- ENCAMINHAR O ROL DE RESPONSÁVEIS DA UNIDADE GESTORA, BEM COMO PROVIDENCIAR AQUISIÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA OS RESPONSÁVEIS PELOS MÓDULOS DO SICAP;
- NA FALTA DE APRESENTAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS E DOCUMENTOS OU DAQUELES QUE PERMITEM O CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA, PATRIMONIAL, E CONTÁBIL, ELENCADOS NA INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE - TO, Nº 02/16, DEVERÁ O NOVO GESTOR NOMEAR A COMISSÃO ESPECIAL COM FINALIDADE DE PROCEDER OS LEVANTAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CONHECIMENTO DA REALIDADE DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO, EMITINDO PARECER TÉCNICO E ENCAMINHANDO AO TCE-TO, E TAMBÉM O GESTOR DEVERÁ ENCAMINHAR UMA CÓPIA DESTE PARECER TÉCNICO A CÂMARA MUNICIPAL;
- TER CONHECIMENTO DAS LEIS QUE REGEM O MUNICÍPIO;
- FAMILIARIZAR COM A LEGISLAÇÃO QUE INSTITUI A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PODER EXECUTIVO E O SEU ORGANOGRAMA GERAL (INCLUÍDAS TODAS AS SECRETARIAS, DEPARTAMENTOS, SEÇÕES, ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, POSTOS DE SAÚDE, ESCOLAS, CRECHES ETC.);
- CONSOLIDAR TODA A LEGISLAÇÃO QUE CRIA CARGOS E DEFINE OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES;
- EFETUAR LEVANTAMENTO DE PESSOAL – RECADASTRAMENTO FUNCIONAL;
- SOLICITAR A APRESENTAÇÃO DO SERVIDOR AO SEU ÓRGÃO DE ORIGEM;
- VERIFICAR O QUADRO DE PESSOAL DE CADA SECRETARIA E OU ENTIDADE, COM RESPECTIVOS CARGOS, FUNÇÕES, EMPREGOS ETC.;
- LEVANTAR QUAIS SERVIDORES ESTÃO AFASTADOS DAS FUNÇÕES POR CONTA DE INTERESSE PARTICULAR E/OU TRATAMENTO DE SAÚDE;
- APURAR A SITUAÇÃO DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS (PRESTADORES DE SERVIÇOS). QUAL A SITUAÇÃO DOS CONTRATOS, E SE EXISTEM COOPERATIVAS DE TRABALHO;
- VERIFICAR OS CONTRATOS POR TEMPO DETERMINADO;
- AVALIAR QUAIS SERVIDORES ESTÃO LOTADOS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E/OU FEDERAL;
- PROCEDER O LEVANTAMENTO SOBRE O PERCENTUAL DE COMPROMETIMENTO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA COM GASTOS DE PESSOAL;
- VERIFICAR COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DOS SERVIDORES EM RELAÇÃO ÀS FÉRIAS;
- NOMEAR A COMISSÃO CENTRAL DE LICITAÇÃO;
- ORGANIZAR O CADASTRO DE FORNECEDORES;
- ELIMINAR E/OU CONTER DESPESAS DECORRENTES DE GASTOS DESNECESSÁRIOS OU GERADAS PELA UTILIZAÇÃO EQUIVOCADA DE BENS OU SERVIÇOS;
- VERIFICAR SE OS ATOS ADMINISTRATIVOS FORAM DEVIDAMENTE PUBLICADOS;
- PLANEJAMENTO
- NOMEAR EQUIPE DE GOVERNO, NA COMPOSIÇÃO DO SECRETARIADO
E DEMAIS INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO, PROCURAR SEMPRE QUE POSSÍVEL PRIORIZAR A QUESTÃO TÉCNICA; A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODERNA EXIGE MUITO PROFISSIONALISMO,
CONHECIMENTO E COMPROMETIMENTO DE TODOS AQUELES QUE SE DISPONHAM A SERVIR À COLETIVIDADE;
- CASO A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA NÃO TENHA UMA ÁREA DE PLANEJAMENTO, RECOMENDA-SE QUE O PREFEITO DELEGUE A ALGUM AUXILIAR DIRETO, A TAREFA DE COORDENAR O PLANEJAMENTO GERAL DO GOVERNO (GOVERNO SEM PLANO É COMO
UMA NAU SEM RUMO);
- PLANEJAR POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTA À COMUNIDADE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E DESENCADEAR AÇÕES QUE AJUDEM A DESENVOLVER, NO IMAGINÁRIO POPULAR,
A MARCA DO CUIDADO COM A CIDADE.
- GESTÃO FISCAL E CONTÁBIL
- ENVIAR AOS BANCOS OS CARTÕES DE AUTÓGRAFOS DOS NOVOS RESPONSÁVEIS PELA MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS MUNICIPAIS;
- LEVANTAR E ANALISAR TODOS OS CONTRATOS FIRMADOS NAS DIVERSAS ÁREAS: DE PESSOAL (ASSESSORIAS), FINANCEIRA (CONTÁBIL), TÉCNICA (PROJETOS) E SERVIÇOS (VEÍCULOS, EMPREITEIRAS) ETC.;
- LEVANTAR A RECEITA MUNICIPAL, VERIFICANDO DETALHES DA ARRECADAÇÃO GERADA, PRINCIPALMENTE, PELAS SEGUINTES FONTES: FPM – FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS; ICMS – IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS; IPTU – IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO; IPVA – IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES; CONVÊNIOS; OUTRAS FONTES;
- LEVANTAR AS DESPESAS MENSAIS FIXAS E VARIÁVEIS;
- ELABORAR UM MAPEAMENTO DA DÍVIDA DEIXADA PELA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR E O SALDO EM CAIXA;
- COM RELAÇÃO ÀS DÍVIDAS DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR, SUGERE- SE QUE SE FAÇA UM RIGOROSO PLANEJAMENTO DA RECEITA E DA DESPESA PARA SÓ DEPOIS SE ELABORAR UMA ESCALA DE PAGAMENTOS E, SE PRECISO, UMA RENEGOCIAÇÃO COM OS CREDORES;
- VERIFICAR A SITUAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EXERCÍCIOS ANTERIORES DOS RECURSOS RECEBIDOS POR MEIO DE CONVÊNIOS, OBJETIVO PRINCIPAL, DEIXAR A PREFEITURA EM DIA COM ESTAS OBRIGAÇÕES, EVITANDO O BLOQUEIO DE RECURSOS PARA APROVAÇÃO DE NOVOS PROJETOS;
- VERIFICAR A SITUAÇÃO DO JULGAMENTO DAS CONTAS ANTERIORES DO MUNICÍPIO, JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS E NA CÂMARA MUNICIPAL;
- ACOMPANHAR A ELABORAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO IMEDIATAMENTE ANTERIOR, CUJO ENVIO AO TCE É DE RESPONSABILIDADE DO ATUAL GESTOR;
- PROVIDENCIAR OS PREPARATIVOS PARA A COBRANÇA DE TRIBUTOS MUNICIPAIS QUE VENCEM NO INÍCIO DO ANO (PRINCIPALMENTE O IPTU E AS TAXAS);
- É SALUTAR, EM CADA MÊS, FAZER UMA RESERVA FINANCEIRA CORRESPONDENTE ÀS PROVISÕES DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, TENDO EM VISTA QUE O GOVERNO SÓ ARRECADA EM 12 MESES, MAS TEM 13 FOLHAS DE PESSOAL PARA PAGAR;
- INSTITUIR E ESTRUTURAR UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, GARANTINDO A AUTONOMIA NECESSÁRIA PARA SUA ATUAÇÃO EFICIENTE.
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SAIBA MAIS
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Materiais de apoio - TCE-TO
Normas e orientações
Diálogo com o Controle Externo
02 - Boas Práticas De Gestão e De Transparência Pública na Transição de Governo
- Apresentação
- Instrução Normativa TCE/TO nº 2, de 28 de setembro de 2016.
- Cartilha Boa Governança na Transição de Mandato
- Transição de Governo
- Transição de Governo nos municípios brasileiros Orientações e essencialidades
- Finalização de mandatos: Vedações e responsabilidades do gestor municipal
- Último ano de Mandato
- Guia do Prefeito + Brasil
03 - Processo de acompanhamento do controle externo - Alertas do TCE-TO
04 - SICAP LCO – IN 03/2017
- SLIDES - DISCIPLINA 4
- ANEXO I - INSTRUÇÃO NORMATIVA TCE-TO Nº 3/2017
- ANEXO II - Nota Técnica TCE-TO nº 01/2020
- ANEXO III - Arquivos Requeridos - SICAP-LCO
- ANEXO IV - Permissões SICAP-LCO - Perfis de acesso
- ANEXO V - Resolução nº 372_2012 - TCE-TO - IBRAOP
- ANEXO VI - Resolução nº 347_2018 - TCE-TO - IBRAOP
- ANEXO VII - Orientações Técnicas - IBRAOP
05 - Prestação de contas - indícios de irregularidade
- SLIDES - DISCIPLINA 5
- Material de Apoio 1 - IN 2-2013
- Material de Apoio 2 - IN 7-2013
- Material de Apoio 3 - IN 2-2019
- Material de Apoio 4 - Resolução 628-2020
- Material de Apoio 5 - Lei Complementar 173-2020
- Material de Apoio 6 - Manual de Contabilidade
- Material de Apoio 7 - Manual de Demonstrativos Fiscais
- Material de Apoio 8 - Tabela de Fontes de Recursos
- Material de Apoio 9 - Ementário da Despesa
- Material de Apoio 10 - Ementário da Receita
06 - Atos de pessoal/SICAP AP
- SLIDES - DISCIPLINA 6 - Parte I
- SLIDES - DISCIPLINA 6 - Parte II
- Material de Apoio 1 - IN 02-2016
- Material de Apoio 2 - IN 03-2016
- Material de Apoio 3 - Lei Complementar 173-2020
- Material de Apoio 4 - Guia Prático - Admissão de Pessoal
- Material de Apoio 5 - Manual de Utilização - edital de concurso
- Material de Apoio 6 - Manual de utilização - Homologação
- Material de Apoio 7- Manual de Utilização - Admissão
- Material de Apoio 8 - Manual de utilização - Atos concessórios
- Material de Apoio 9 - Manual de utilização - Importação de arquivos
- Material de Apoio 10 - Layout de importação